sábado, abril 19, 2008

Os (velhos) amigos são para as ocasiões

O navio de pavilhão chinês, que transporta armas para o governo do Zimbabué e que estava ancorado ao largo do porto de Durban, África do Sul, zarpou e o seu destino é Moçambique, segundo alerta uma organização não-governamental zimbabueana. Mugabe certamente não esquecerá a ajuda de Armando Guebuza. Os amigos são para isso mesmo. Não é?

O navio encontrava-se desde segunda-feira atracado ao largo de Durban a aguardar autorização das autoridades portuárias para atracar e descarregar a sua carga. Entre ela, encontram-se seis contentores contendo milhões de munições de vários calibres, com predominância do calibre utilizado nas espingardas automáticas AK-47, RPG's (morteiros com auto-propulsão) e granadas de morteiro.

O manifesto de carga foi enviado por fonte anónima ao editor da revista "Noseweek" que, por sua vez, denunciou a presença do navio em águas territoriais sul-africanas. Nos últimos dias, a generalidade da comunicação social tem dado destaque ao Na Yue Jiang, uma vez que a ausência de resultados das eleições presidenciais zimbabueanas de 29 de Março ameaça mergulhar toda a região numa grave crise.

Quinta-feira, os sindicatos afectos aos trabalhadores portuários e dos transportes emitiram comunicados nos quais se recusavam a participar no descarregamento do navio e no transporte da sua carga para um país onde a legitimidade do regime levanta sérias dúvidas e onde a violência dos agentes do Estado contra elementos da oposição tem aumentado significativamente.

Uma petição interposta num tribunal de Durban pelo grupo Centro de Litigação da África Austral, pelo bispo anglicano Rubin Phillips e pelo activista dos direitos humanos Patrick Kearney mereceu parecer positivo do juíz Pillay que aceitou que o navio fosse descarregado mas proibiu que a carga fosse movimentada em território sul-africano.

Na iminência de ter o carregamento de armas apreendido na prática por ordem judicial, o comandante do navio, identificado como Sunaijum, optou por levantar quando o oficial de diligências do tribunal de Durban dele se aproximava numa embarcação policial.

O regime do presidente Robert Mugabe tem estado sob intensa pressão da comunidade internacional para que divulgue os resultados das eleições presidenciais de 29 de Março, nas quais o candidato da oposição, Morgan Tsvangirai, reclama vitória com mais de 50 por cento dos votos.

O secretário-geral das Nações Unidas, a União Europeia e os Estados Unidos já apelaram ao governo zimbabueano para que exija à Comissão Eleitoral a divulgação imediata dos resultados para que o regime do Zimbabué ultrapasse rapidamente a profunda crise de legitimidade democrática que atravessa e o país possa regressar à normalidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

É preocupante a situação no Zimbabwe. A África Austral, pelos vistos, tem sempre um país que desestabiliza a zona. Agora, novos parceiros belicistas vêm juntar-se aos tradicionais. A FpD - Frente para a Democracia - vai efectuar um conjunto de diligencias na sociedade politica e civil para impedir que o barco atraque em Angola. Isto é fundamental para o sucesso da democracia na região.
Filomeno Vieira Lopes

Anónimo disse...

NÂO SERÁ SURPRESA PARA NINGUÉM QUE ESTAS ARMAS,DE UMA OU DE OUTRA MANEIRA,VENHAM MESMO PARAR NAS MÂOS DE UM DOS ULTIMOS DITADORES DO CONTINENTE AFRICANO.ACREDITO QUE O GOVERNO DE ANGOLA NÂO SE IMPORTA QUE ESSAS ARMAS VENHAM A SEREM UTILIZADAS,PARA O ANIQUILAMENTO DOS OPOSITORES DE R.MUGABE E DE OUTROS QUE DESCORDEM DO SISTEMA DITATÓRIAL.NÂO SE TRATA APENAS,DE SEREM BONS E VELHOS AMIGOS,MAIS TAMBÉM POR COMUNGAREM DOS MESMOS IDEIAIS.EXISTEM ATÉ MESMO RUMORES DE QUE O MPLA TUDO FARÁ ,PARA QUE O VELHO E TEIMOSO DITADOR,PERMANECA NO PODER.É TRADICIONAL EM AFRICA,OS DITADORES COMEREM E BEBEREM SEMPRE DO MESMO COUPO,PARA BEM DE SEUS REGIMES.O MPLA ESTÁ PUR E SIMPLESMENTE SE MARIMBANDO,QUE MUGABE MATE OS BRANCOS OU PRETOS,DESDE QUE SEJEM A FAVOR DA DEMOCRACIA,DEVEM SER LIMPOS.VERDADE SE DIGA,OS PLANOS ESTÂO PREPARADOS E QUANDO MENOS ESPERARMOS,AS ARMAS JÁ ESTARÂO NAS MÂOS DE MUGABE,DA MESMA FORMA QUE NO PASSADO AS ARMAS E MILITARES ANGOLANOS ENTRARAM NOS DOIS CONGOS,PARA SEIFAREM VIDAS DE CENTENAS DE CIDADÂOS CONGOLESES,PERANTE A PASSIVIDADE E CÚMPLICIDADE DE ALGUNS DITOS DEMOCRÁTAS DA ACTUALIDADE.UTILIZANDO AS ARMAS DO PETRÓLEO E DIAMANTES,O GOVERNO ANGOLANO VAI FAZENDO O QUE BEM LHES APETECE,MAIS CONCERTEZA,SÓ MESMO ATÉ UM DIA. SERIA BOM QUE TUDO SE FIZESSE,PARA QUE ESSAS ARMAS NÂO CAÍSSEM NAS MÂOS DE MUGABE.É TRISTE QUE NESTE MOMENTO ALGUNS JÁ ESTEJEM A ESFREGAR ÁS MÂOS DE CONTENTAMENTO,COM A GRANA QUE ESTAS ARMAS AINDA PODEM VIR A RENDER PARA ALGUNS SACOS...( K.MULEMBA ).BLN