sábado, abril 05, 2008

A saudade no texto mil do Alto Hama

Como é que se explica a quem não conhece Angola, a razão porque, depois de trinta e tal anos fora da minha terra, preciso dela todos os dias, sinto-a todos os dias, amo-a todos os dias, chamo-a para junto de mim todos os dias? Não se explica.

Por alguma razão, já lá vão os tais trinta e tal anos, Jonas Savimbi me disse que Angola não se define – sente-se. Mas será possível a quem não conhece, sentir algo que, afinal, muitos dos que conheceram não sentem?

No coração, muitos dos poucos que me conhecem, já começam a sentir… de tanto me ouvirem falar da melhor terra do mundo.

Este é, para mim, um exemplo que contraria o provérbio “longe da vista, longe do coração”. De olhos fechados vejo Angola e, por isso, ela não está longe do coração. Angola é o meu próprio coração, por muito que isso custe a quem não compreende que sentir é a melhor forma de ser digno.

Não sei se alguma vez poderei levar os meus filhos, e os filhos dos meus filhos, aos recantos e esquinas da minha cidade, de modo a deixá-los respirar o horizonte que cheira a infinito. Creio que seria a melhor forma de, sem palavras, explicar tudo. Explicar porque, nas madrugadas embevecidas pelo silêncio da pequenez portuguesa, respiro o choro de uma dor crónica.

Um dia, com ou sem o pai ou avô, eles acabarão por conhecer a minha (e também deles) terra. E nessa altura, mesmo sem saberem o sítio exacto onde deixei o cordão umbilical, vão respirar o silêncio, beber o infinito e dormir embalados pela certeza de que, afinal, o pai tinha razão quando chorava de saudade.

Terão, certamente nessa altura, uma lágrima no canto do olho. Uma lágrima que ao cair na terra quente de Angola fará nascer uma flor. Uma flor sem nome, uma daqueles flores que só alguns vêem, que só alguns sentem.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

"De olhos fechados vejo Angola" e SINTO O CHEIRO DE ANGOLA!
E então quando o calor aperta e a maresia me envolve, mesmo de olhos abertos, SINTO E TENHO ANGOLA COMIGO!
parabéns meu caro pelas 100O Mukanda e por te estares inscrito no SuperBock Blogs.
Kandandu
Eugénio Almeida