terça-feira, maio 06, 2008

«Angola é um país gerido por criminosos»
- Afinal há (ainda há) quem pense como eu

O músico e activista Bob Geldof afirmou hoje em Lisboa que Angola é um país "gerido por criminosos", palavras que levaram o embaixador angolano na capital portuguesa a abandonar a sala, apesar de saber que é verdade.

Geldof disse apenas o que, aqui no Alto Hama como noutros blogues, tem sido dito e repetido até à exaustão sem que, contudo, tenha merecido alguma atenção.

Geldof disse apenas o que todos sabem, embora sejam poucos (sobretudo no âmbito da CPLP e com Portugal à cabeça) os que os têm no sítio a ponto de o afirmarem.

Bob Geldof falava esta manhã no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, na conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, organizada pelo Banco Espírito Santo e jornal Expresso, dedicando uma intervenção de cerca de vinte minutos ao tema "Fazer a diferença", no fim da qual o embaixador angolano, Assunção dos Anjos, abandonou a sala.

As verdades são duras e o embaixador não tinha outra solução. Não porque não saiba que é verdade, mas porque o capataz do reino angolano, Eduardo dos Santos, lhe paga para dizer que é mentira. E paga bem.

Quando se referia às relações históricas e culturais de Portugal com o continente africano - "vocês serão uma voz importante no século XXI", disse para a assistência, Bob Geldof fez uma pausa e virou o discurso para Angola.

"Angola é gerida por criminosos", acusou o organizador do Live Aid e Live 8.

"As casas mais ricas do mundo estão a ser construídas na baía de Luanda, são mais caras do que em Chelsea e Park Lane", apontou, estabelecendo como comparação estes dois bairros luxuosos da capital inglesa.

Aqui no Alta Hama a frase tem sido: “Em Angola poucos têm milhões e milhões têm pouco ou nada”.

"Angola tem potencial para ser um dos países mais ricos do mundo", frisou Geldof, considerando que aquele país africano tem, designadamente, potencial para "influenciar as decisões da China".

Relativamente a Portugal, o músico irlandês considerou que o país deve ser um parceiro de Angola devido ao seu passado, e acrescentou que tanto Portugal como Espanha e Itália "serão os primeiros [países europeus] a sofrer o impacto de qualquer problema em África".

E Portugal deveria ter especial interesse em promover o "desenvolvimento em África", já que tem "uma economia muito vulnerável, uma economia que depende do clima e está paredes-meias com África, salientou. "Estamos (os cidadãos europeus) a 12 quilómetros de África", disse Geldof antes de questionar "Como podemos não nos questionar?".

Pois, como podemos não questionar? Não questionam porque o petróleo, os diamantes, os dólares compram quase tudo. Apenas por isso.

5 comentários:

Anónimo disse...

Orlando
não sei porquê,mas nunca fui muito com a luta do Geldof,sempre achei que era mais um ,daqueles oportunistas,que queria ser conhecido mundialmente utilizando a fome em Africa como pretexto.
Mas hoje,nem queria acreditar,no que estava a ouvir,o tipo teve uma coragem dos diabos,daí a minha admiração.
O homem mais rico de Portugal não é sócio da filha do presidente do MPLA?

Anónimo disse...

Só neste palop é que mandam os criminosos? Salvemos Caboverde, porque o resto, venha o diabo e escolha...!

ELCAlmeida disse...

Só uma pequena questão ao "mafegos" e que podes ajudar a responder... "quem é sócio de quem?"...
Kandandu
EA

M.Amaral disse...

Apoiado.Gostei desta afirmação do Mr.Geldof.Estou farto de vêr e ouvir falsos comentadores e "afirmadores" que só aparecem por aparecer,como é o meu caso hoje.Digam a verdade.Estamos,nós Portugueses com P grande,a proteger quem devemos acusar.

Anónimo disse...

Eu pessoalmente,nunca pensei o contrário até,porque o comportamente deste governo angolano nunca demonstrou ao longo de vários anos,transparencia em nenhum aspecto.Quem rouba e gere as riquezas de um país em proveito próprio ,de amigos e comparsas nâo merece ,outro nome que nâo seje :criminoso.Penso que o governo angolano tem consciência dos crimes que têm vindo a cometer ao longo dos vários anos e acredito que seje mesmo um plano pensado arquitectado maquiavélicamente e com objectivos muito firmes a atingir.Eu diria mesmo até,que este governo organizou-se de tal forma que já se pode considerar num dos maiores e perigosos grupo de mafiosos.As roubalheiras e o nivel esquemático que a corrupcâo atingiu,sâo nos tempos que correm,encomparáveis.Este governo por mais que quizesse mudar o rumo dos acontecimentos,o que nâo me parece ,nâo é nada facil,até porque já sâo vários anos de roubalheira,bandidagem que têm no sangue.O que me parece estranho é o resignar deste povo que tudo vê e cala,talvez esperando de um milagre que vai tardando a acontecer.O mpla tem a faca e o queijo nas mâos e por isso,estâo pur e simplesmente se marimbando do sofrimento do povo.Prestariam um grande servico á nacâo angolana,se abandonassem o governo até porque já perderam toda a credibilidade e carinho do povo.Fora com os ladrôes e maiores corruptos do planeta.