domingo, junho 15, 2008

Cada um tem as suas razões embora
uns tenham razões que não são suas

Com alguma regularidade o Club-K, um site ligado à diáspora angolana e de grande audiência, costumava reproduzir textos publicados por mim aqui no Alto Hama ou no Notícias Lusófonas, bem como do Eugénio Costa Almeida no Pululu e também no NL. Costumava.

Entrei algumas vezes em rota de colisão com os responsáveis do Club-K não pelo facto de reproduzirem os meus textos (sempre citaram o autor a fonte) mas, apenas, porque permitiam os mais vis comentários, quase sempre direccionados para o autor e não para as ideias (ou falta delas) expressas.

No entanto, tanto quanto fontes internas do Club-K revelaram ao Alto Hama, o nosso (meu e do Eugénio) “tempo de antena” neste Clube dos Angolanos no Exterior terminou porque “uma das principais correntes da direcção editorial não tem gostado” do que temos escrito sobre a UNITA.

Obviamente que é um direito legítimo que assiste a quem tem de seleccionar o que quer, ou não, republicar. Contra isso, nada. Aliás, o mesmo se passa em relação ao site da UNITA onde, cada vez mais, só os amigos do secretário para a comunicação e marketing, Adalberto da Costa Júnior, têm lugar.

Para além da coincidência temporal entre o encerramento das portas do Club-K e do site da UNITA, fica também a coincidência dos avisos recebidos na diáspora para que se calem todos os que pensam de maneira diferente da actual verdade oficial do Galo Negro.

Estão, contudo, enganados. Nem o Alto Hama nem o Pululu (pois não, caro Eugénio?) vão deixar de dizer o que pensam, por muito que isso desagrade aos que estão no poder, aos que querem ir para o poder, ou aos que apenas sabem que querem o contrário do que os outros querem.

4 comentários:

mafegos disse...

E isto faz-me pensar,que se um dia esta Unita chegar ao poder ,vai ser tanto ao mais corrupta que os futunguistas.

ELCAlmeida disse...

Bom, quando afirmavam que o Club-K estava ligado ao MPLA e que só nos punha para disfarçar essa ligação...
Sem comentários
EA

Anónimo disse...

Isso ºe triste, mas a mim n|ao surpreende. Até foi bom que o O.C tenha publicado aqui esta informação. Não sabía que o Club-k tivesse alguma conotação(directa ou indirecta) com a UNITA ou de alguma outra formação politica. Desiludente. Que granda Democracia. Considero o O.C um jornalista corajoso porque não mede degraus para criticar o seu própio partido. Continue assim. Eu sempre acreditei que a UNITA não é alternativa para Angola, não nesta fase, não com estes dirigentes associados á guerra. Um é a Cara do outro...não criemos ilusões, a UNITA se quiser ser um partido sério devía começar por mudar de nome e bandeira. Aí sim, talvés ainda lhes passasse cartão! Aquele candando Amigo.

Anónimo disse...

A Unita e o Mpla estam acabados, não lhes queremos mais. Os senhores jornalistas deveriam procurar partidos alternativos em Angola partidos que estão e abracem ais liberdades mesmo que vois não sejam membros dos partidos. E´ a minha sugestão. Fui!