sexta-feira, junho 20, 2008

“Despertar” faz ondas

«Apesar de não ter sido confirmado pelo secretário para a Informação da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, a Voz da América sabe que o director da Rádio Comercial Despertar, Alexandre Neto Solombe, está em vias de abandonar o cargo.

Discordância em relação à linha editorial estarão na base da iminente partida de Solombe que, entretanto, já terá garantido o seu regresso ao gabinete do presidente da UNITA, Isaías Samakuva.

«As relações entre o jornalista e Adalberto Júnior sempre foram de cortar à faca daí que a sua decisão não é de espantar», confidenciou a fonte ligada àquela emissora.

Alexandre Solombe, que se manifesta indisponível em falar à imprensa, ainda não formalizou o seu pedido de demissão mas a fonte admite poder acontecer nos próximos dias, «a não ser que alguém o consiga dissuadir da sua intenção».

Ele teria desabafado, em conversa de amigos, que sai por discordar com o retorno à linha editorial da antiga estação emissora da UNITA, a VORGAN, que supostamente, a direcção de informação do partido quer, à todo o custo, impor à Despertar.

«Não vou pactuar com a «vorganização» nem me pôr em sentido diante de ordens com as quais não concordo», terá desabafado o jornalista.

Esta versão é, entretanto, contrariada por fonte próxima ao partido do «Galo Negro» que atribuem a saída de Solombe a questões administrativas.

«Ele há muito que estava para sair por questões administrativas», disse a fonte, que reconhece no jornalista «uma grande capacidade profissional». Para a fonte, o secretário da informação da UNITA é dos dirigentes que sempre se bateu pela independência da Despertar em relação ao partido.

Adalberto da Costa Júnior diz, entretanto, que não comenta informações que a pessoa visada não confirma.»

Fonte: Texto integral publicado pela MultiPress

Sem comentários: