terça-feira, junho 03, 2008

A opinião do Jorge Eurico

«Acabo de ler, aqui no cimo da minha cabeça (Alto Hama), que o meu amigo e companheiro Orlando Castro (profissional angolano com coluna vertebral desde manhã até à noite, logo jornalista 24 sob 24 horas) rasgou o cartão de filiado n.º 53 149 da UNITA e de membro n.º 11 da JURA.

Conheço o Orlando Castro há mais de cinco anos e, sem receio, sempre assumiu-se como militante do Galo Negro e seguidor das ideias de Jonas Savimbi.

Sei que Orlando Castro sempre foi coerente aos ideias da pessoa colectiva, a UNITA, que ele abraçou num dia qualquer do longínquo ano de 1974 na então Nova Lisboa.

Mau grado o Galo Negro não ter sabido aproveitar um quadro da estatura intelectual e profissional do Orlando Castro em detrimento de muitas ardósias que não valem um chavo.

Independentemente das razões que o terão levado a mandar a UNITA às urtigas, quero, por este meio, manifestar a minha solidariedade, ou seja, estou com ele. Quero crer que Orlando Castro ponderou muito antes de tomar a decisão de rasgar o cartão de militante do Galo Negro. Também não era para menos na medida em que ninguém aceita investir em saco roto.

Sei, por exemplo, que profissional e pessoalmente Orlando Castro já perdeu muito por se assumir publicamente como membro da UNITA.

Sei segura e garantidamente que o Galo Negro nunca reconheceu a dedicação e a fidelidade do Orlando Castro às causas que o levaram a abraçar o segundo maior partido angolano.

Só por isso e nada mais do que isso, se fosse da UNITA ou do MPLA também teria tomado a mesma atitude, ou seja, teria rasgado o cartão. Porquê? Porque para mim quer o "Partido do Coração" (MPLA) quer o "Partido dos Maninhos" (UNITA) são farinha do mesmo saco e banana do mesmo cacho. O País está como está por causa dos dois.

Por isso é que, ainda bem, não tenho partido (estou à espera que apareça aí um de tipo novo).

Por isso se estivesse no lugar do Orlando Castro também teria rasgado o cartão. Por isso é que digo que entre o MPLA e a UNITA que venha o diabo e escolha!»

Nota: Crónica de Jorge Eurico publicada no Notícias Lusófonas
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=21156&catogory=JEurico

Sem comentários: