domingo, junho 01, 2008

Se (esta) UNITA assim o quer…


Mau grado a vontade, os avisos e as pressões dos quadrúpedes ruminantes que em Angola e Portugal nasceram a saber tudo e são donos divinos da verdade, resisti sempre a alterar o livre curso do meu pensamento e da minha consciência. Continuo, como me disse Jonas Savimbi, a pensar que Angola não se define – sente-se.

O que se alterou foi o facto de, para além de uma fraca memória, esta UNITA entender que nela só cabem os que estão de acordo. Desse forma alteraram-se irremediavelmente os pressupostos basilares que me levaram, em 1975, a aderir à União Nacional para a Independência Total de Angola.

Alterou-se (quase) tudo o que aprendi com o Presidente (com o meu Presidente) Jonas Savimbi.

Assim sendo, acabo de rasgar o meu Cartão de Filiado nº 53 149 da UNITA e de Membro nº 11 da JURA no Huambo, da qual, aliás, fui secretário do Departamento Cultural do Comité do Huambo.

Se (esta) UNITA assim o quer, assim o tem.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não me parece que é rasgando o cartão que conseguiremos mudar as mentes.
Só ganham quem quer que o façamos e não serão, por certo, os que defendem a Verdade, a Igualdade, a Liberdade e a Fraternidade que o devem fazer.
Perdes tu, ou deixas de ganhar tu, embora ninguém te possa tirar a verticalidade que te norteia, e ganham, certamente, os que defendem a teocracia autoritária.
Por mim ainda mantenho o meu cartão de militante 5710, de Luanda, de 1975!
E vou continuar a mantê-lo mesmo que me expulsem por não saber dizer Yes Man!
Um forte e fraterno kandandu
LAN

Anónimo disse...

Tamben diria que nao me parece que e rasgando o Cartao que deixaras de sentir a UNITA em ti como teu Partido do coracao. As contradicoes e decepcoes que alguns de nos vamos tendo por nos sentirmos marginalizados pela forca politica que acreditamos nao se ameniza pelo simples facto de rasgarmos um Cartao. Penso ser radical, por mais razoes que tivesse. Os homens passam e o Partido vai continuar certamente.
Os Adalbertos nao vao continuar a determinar o curso da historia da UNITA que um patrimonio de todos os angolanos que nela se reveem. Honestamente penso que ao rasgarmos um Cartao so estamos a penalizar o Partido e nao os homens do qual discordamos com as suas accoes. Porem, acredito que tal acto so pode refletir um profundo sentimento de injustica. Um forte abraco, mas estou chocado e como diz o LAN so ganham os que defendem a teocracia autoritaria.

mafegos disse...

Tinha 12 anos quando aderi a Jura na Gabela,é claro que não tinha a noção politica de nada,fui atrás dos outros,dos meus amigos mais velhos.Pintei paredes,aprendi o hino e as várias canções de incentivo.Tive um contacto ,que julgo era o Jeremias Chitunda,que foi fazer o comicio a Gabela,do qual hoje ainda me recordo.É claro que depois nunca mais tive qualquer contacto com a Unita,sou um simpatizante da mesma.Penso Orlando,que tu como nunca a abandonaste e pelo mais velho deves lutar por dentro.Talvez esteja enganado,mas penso que o Abel Chivukuvuko,era o homem indicado.