quarta-feira, junho 11, 2008

«Sou Jornalista, Você é Árabe?»
- Mais um livro de Ana Paula Castro

No próximo dia 3 de Julho, na Fnac do Chiado, em Lisboa, será apresentado o livro «Sou Jornalista, Você é Árabe?», de Ana Paula Castro, uma edição da Editorial Novembro. Até lá o Alto Hama vai dizer de sua justiça sobre mais esta obra à qual, desde já, se associa, garantindo a sua presença na apresentação.

Para já, aqui fica o texto do prefácio, da autoria do Sheikh Munir, Imã da Mesquita de Lisboa:

“Quando a Paula disse que gostaria que eu escrevesse o prefácio do livro dela, no início hesitei, mas depois de ler o livro, que é um romance, onde é possível desmistificar preconceitos, aceitei dizer algumas palavras breves.

– A escritora está de parabéns porque se preocupou em transcrever o mais correctamente possível as fonéticas de algumas expressões em árabe, desde o nome das orações até à transliteração dos versículos.

– Também teve o cuidado de fazer com sensatez a tradução dos versículos. Algumas expressões que um muçulmano utiliza, foram cuidadosamente mencionadas.

– Sendo um Romance, onde se misturam duas culturas, duas convivências, duas famílias, é normal as atitudes pessoais serem mais influenciadas culturalmente do que religiosamente. É interessante ver todas essas atitudes no livro.

– Para quem gosta de Romance, com uma mistura de mística e de telepatia, sem dúvida que este livro será agradável. Onde começa o preconceito do Ocidente termina o do Oriente.”

Sem comentários: