terça-feira, julho 22, 2008

Andam a brincar com a chipala
de alguns ex-militares angolanos

Dez ex-militares portadores de deficiência física receberam hoje, no Luena, província do Moxico, micro-crédito no valor de 250 dólares no quadro do Programa Geral de Desmobilização e Reintegração (PGDR).

Há uma semana (Ex-militares deficientes recebem gado no quadro da sua (re)integração social) tinham sido 135 ex-militares, também deficientes da guerra em Angola, a beneficiar, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, de cabeças de gado para tracção animal, no quadro da sua reintegração social.

Antes, recorde-se, tinha sido a vez de o general Hélder Vieira Dias, “Kopelipa”, pagar um milhão de euros por duas áreas no Douro para produzir vinho e exportar.

Em declarações à imprensa, o chefe em exercício do Instituto de Reintegração Sócio-Profissional dos Ex-Militares em exercício no Moxico, Fernando Morais, disse estar a trabalhar para facilitar a reintegração social e económica dos ex-militares.

No âmbito do PGDR, na província do Moxico, foram já construídas cinco escolas, distribuídas sementes e animais de tracção agrícola, além de ter realizado acções de formação profissional. O valor financiado pela União Europeia, através do Instituto de Reintegração Sócio-Profissional dos Ex-Militares, será reembolsado num período de seis meses.

Implementado desde Abril deste ano, o PGDR, no Moxico, prevê apoiar, em 12 meses, 430 ex-militares e seus familiares nos domínios de reabilitação física, formação profissional, educação, concessão de micro-crédito e construção de casas de baixa renda.

Entretanto, recorde-se tantas vezes quantas as que forem preciso, o general Hélder Vieira Dias, “Kopelipa”, pagou um milhão de euros por duas áreas no Douro para produzir vinho e exportar.

Sem comentários: