sexta-feira, julho 25, 2008

Cinco milhões de subnutridos na lusofonia

Quando eu digo que há milhões de africanos lusófonos que passam fome, aparecem os arautos do costume, sejam portugueses, angolanos ou outros, a contrariar e a falar de demagogia.

Vejamos o que disse hoje o director do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Jacques Diouf revelou hoje que o número de subnutridos está a aumentar em todo o mundo, e que já atinge os cinco milhões nos estados da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os dados do relatório da FAO para 2007, foram avançados por Jacques Diouf na VII Cimeira da CPLP, que hoje decorre em Lisboa e onde a prioridade não é dar de comer a quem tem fome mas, note-se, valorizar a língua.

“O aumento acelerado dos preços dos bens alimentares deve agravar a subnutrição do mundo, de acordo com as estimativas do relatório da FAO”, a publicar nas próximas semanas, referiu Diouf, numa intervenção em português.

“O número de subnutridos no mundo aumentou para 50 milhões de pessoas, das quais 5 milhões vivem em países da CPLP, em virtude dos preços dos alimentos”, disse o representante da FAO, na sessão de abertura da cimeira.

“A FAO mantém-se seriamente empenhada em continuar a partilhar os esforços dos países da CPLP para garantir a segurança alimentar dos seus cidadãos”, adiantou.

“Apesar dos milhares de dólares de donativos obtidos através de acordos bilaterais e multilaterais, é necessário reforçar esforços no sentido de permitir aos agricultores mais pobres o acesso a instrumentos necessários para o fortalecimento da produção agrícola”, afirmou.

Pois é. Os poucos que têm milhões estão-se nas tintas para os milhões que têm pouco ou nada. Chamem-lhe demagogia, populismo ou o que quiserem. Eu chamo-lhe pura e simplesmente verdade. Dura, como todas as verdades.

Sem comentários: