sexta-feira, julho 18, 2008

CPLP propõe banco de leite humano
(aguardemos, mais uma vez, sentados)

Os "oito" Estados membros da CPLP aprovaram hoje, em Lisboa, um conjunto de propostas a apresentar na Cimeira da organização, a decorrer na próxima semana, na capital portuguesa, destacando-se a da criação de um banco de leite humano.

Em declarações aos jornalistas, no final dos dois dias de reunião dos Pontos Focais de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Manuel Lapão, director de Cooperação da organização, disse que a proposta foi apresentada pelo Brasil.

"O projecto já foi criado no Brasil com grande sucesso e já foi, curiosamente, exportado para Espanha", sublinhou Manuel Lapão, lembrando que a acção visa apoiar, através de um processo de pasteurização, os programas de reforço vitamínico a crianças necessitadas.

Entre os outros projectos, orçados em pouco mais de um milhão de euros, o responsável pela Cooperação dos "oito" destacou a realização da Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, acção assente na necessidade de fomentar o programa ambiental na CPLP.

Estes dois projectos, segundo Manuel Lapão, estão orçados em cerca de 660 mil euros e constituem o "grosso" das verbas a disponibilizar através do Fundo Especial, que subsidiará também a I Mostra de Cinema e Audiovisual, proposta apresentada por Moçambique.

A "Cartilha de Leitura Escolar" é outros dos projectos em curso e insere-se no quadro da Nova Estratégia para Promoção e Divulgação da Língua Portuguesa, aprovado recentemente pelo governo português, para o qual existe um fundo de 30 milhões de euros.

O tema do microcrédito, como forma de lutar contra a pobreza nos países mais desfavorecidos, foi outro dos projectos aprovados, tendo em conta a necessidade de, para tal, serem reforçadas e capitalizadas as boas práticas de governação.

Com a aprovação dos projectos, o montante conjugado das intervenções de cooperação da CPLP desde 2006 ascende a 4,8 milhões de euros. A VII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP decorre em Lisboa a 25 deste mês, tendo como tema "Língua Portuguesa", sendo antecedida, na véspera, pela reunião do Conselho de Ministros.

Sem comentários: