sábado, julho 12, 2008

Deputados de nível para a bancada do Mpla

A lista do partido evidencia a exclusão do saber, da competência e da seriedade. Não se compreende como é que o partido integra para seus deputados o Akwá e a Tchizé. Qual é o mérito de um e de outro? Será mero populismo? Será mero impulso de agradar ao chefe? Ou será já o desejo do chefe de instaurar a monarquia?

O Akwá foi sem dúvida bom jogador, mas agora o deixa de ser. Vai deitar por baixo a sua reputação - porque vai sofrer durante quatro anos de mudez (!) - e a estima que os angolanos nutriam por ele. Não se pode num dia ser um ídolo nacional de toda a juventude e no dia seguinte pretender ser um sectário em defesa de um partido.

Mas compreende-se que o mpla tenha tido dificuldades para encontrar pessoas que acrescentam valor à nova Assembleia Nacional, porque os que despontam são Capapinhas, Bento Bentos, Akwás e Tchizés. Haverá, certamente, gente de valor, mas não é destas que hoje aqui falaremos.

O que não se compreende, por outra banda, é porque razão pouca gente de reconhecido mérito, de reconhecida competência e de reconhecida seriedade não integram as listas do partido? Provavelmente porque seria incompatível a coabitação. Também, muito provavelmente, será porque dificilmente não teriam dentro do MPLA o espaço de liberdade intelectual e técnica que as norteiam.

Artigo de Dilson Vieira Dias publicado em:
http://www.contracorrenteinterna.blogspot.com/

2 comentários:

vuato daniel disse...

Eu chamo-me Vuato Daniel,mais conhecido por «TATÁ» vivo no kilamba-kiaxi,Bairro popular, Rua Olímpio Makueria. Quero desejar saude,felicidade,victorias a Sua Exelência Engº. José Eduardo dos Santos presidente do MPLA,e da República de Angola.Quero dizer que eu gosto muito deste partido que é o MPLA desde criança, mais nunca tive oportunidades de ingressar neste partido. se eu conseguir eu quero ser deputado do MPLA. neste momento estou no 1º ano na universidade tecnica de angola (utanga)capolo 2, no curso de relações internacionais. força,coragem camarada presidente foste escolhido por Deus para conduzir esta nação. OBS: quero ser deputado do MPLA para dar o meu contributo nesta nação. dirigiste na tribulação este país durante muitos anos, deste o teu maximo por cada um dos angolanos e hoje poucos reconhecem isto. Que Deus abençoe o teu casamento os teus filhos, e quando morrer desejo que ao acordares que estejas no paraiso para a vida eterna com Deus e os seus anjos

Anónimo disse...

Em breve o poder político em Angola terá novos rostos, pois pelo que me apercebo, nas universidades fora do país, temos muitos estudantes a terminar os seus cursos (eu sou um deles) e espero sinceramente que haja abertura na política angolana para ingressar nos órgãos políticos do nosso país. Que a democracia prevaleça em prol dos mais novos, pois o sistema precisa de ser mudado porque angola tem o maior potencial de África e a população continua a viver na miséria enquanto alguns estão a viver em abundância. Espero fazer melhor com o apoio dos outros angolanos que queiram mudar Angola. Podemos viver todos bem no nosso país sem ter de imigrar... vejam-se os casos das economias emergentes e Angola é uma delas!!!