sábado, julho 12, 2008

E lá se foi o Ministério da Lusofonia

No dia 9 de Julho de 2004, o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia (Portugal) defendeu a criação de um Ministério para a Lusofonia, independente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e a "naturalização de todos aqueles que queiram ser portugueses".

"Espero que o próximo primeiro-ministro tenha a atitude de criar um Ministério para a Lusofonia. Qualquer cidadão que viva em Portugal e fale português é português, pelo que devemos assumir a grandeza da lusofonia", afirmou Menezes, que falava à margem da cerimónia de inauguração de um novo complexo habitacional, em Serzedo, ao qual foi dado o nome do futebolista Eusébio da Silva Ferreira, que esteve presente na iniciativa.

Em Agosto do ano passado perguntei, por escrito, se Luís Filipe Menezes manteria esta promessa caso fosse eleito líder do PSD e primeiro-ministro. A resposta foi lapidar: “É óbvio que sim».

A líder do PSD, embora por pouco tempo, chegou. A primeiro-ministro não chegará. E assim se foi uma utopia que mantenho e espero que possa passar à prática num dos governos dos países lusófonos.

Até lá, continuarei a armar-me em idiota diante dos idiotas que se armam em inteligentes…

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Mas a ideia fica no ar.
Quem sabe não haverá um inteligente, dos verdadeiros, daqueles para quem as ideias boas devem ser acolhidas independentemente de quem as lance, ponha em prática a ideia e saiba que há coisas mais importantes que simples corridas na Marginal de Luanda ou no Passeidão (nãosei se é assim) de Copacabana.
Kandandu
Eugénio Almeida