quinta-feira, julho 10, 2008

Europa teima em tramar a TAAG

A União Europeia (UE) deverá manter a empresa angolana TAAG na "lista negra" das transportadoras proibidas de voar na Europa pelo menos por mais três meses, disse hoje fonte comunitária à Agência Lusa em Bruxelas.

O Comité de Segurança Aérea da UE, reunido quinta-feira e hoje na capital belga, não tem previsto na sua ordem de trabalhos a análise do caso da transportadora aérea angolana, que assim só será tratado no próximo encontro, dentro de cerca de três meses. A mesma fonte explicou que os problemas detectados na TAAG ainda não foram corrigidos e isso explica a manutenção da proibição de voar para a Europa.

Há um ano, a 4 de Julho de 2007, Bruxelas anunciou a inclusão da TAAG na lista negra das empresas interditas de operar na Europa, por motivos de falta de segurança, depois de o Comité de Segurança Aéreo, uma semana antes, ter aprovado por unanimidade uma decisão nesse sentido.

O processo relativo à TAAG remonta a Abril de 2006, tendo sido a França a detectar "sérias deficiências" ao nível de segurança na frota da transportadora angolana.

A "lista negra" da Comissão Europeia inclui cerca de uma centena de companhias aéreas proibidas de voar no espaço europeu por não aplicarem as normas de segurança e constituírem um perigo para os passageiros. A lista é elaborada com base em contribuições nacionais dos Estados-membros, que comunicam a Bruxelas quais as companhias com eventuais problemas.

Na sequência da reunião anterior do Comité de Segurança Aérea da UE, a Comissão Europeia decidiu a 11 de Abril último manter a TAAG na "lista negra", considerando que "continuam a verificar-se deficiências significativas na área da segurança".

"A decisão tem em conta os esforços envidados pela companhia aérea e pelas autoridades angolanas", reconheceu a Comissão Europeia, num comunicado divulgado em Bruxelas, acrescentando, no entanto, que "continuam a verificar-se deficiências significativas na área da segurança que ambas as entidades deverão corrigir para que a TAAG possa ser retirada da lista".

Actualmente, a "lista negra" dos 27 proíbe as operações de todas as transportadoras da Guiné Equatorial, da Indonésia, da República do Quirguistão, da Libéria, da Serra Leoa, da Suazilândia e da República Democrática do Congo (RDC).

A UE impõe ainda uma proibição total de operação a nove transportadoras, entre as quais se encontra a TAAG.

A "lista negra" das companhias de aviação proibidas de operar no espaço aéreo dos 27 é actualizada trimestralmente.

1 comentário:

Anónimo disse...

O que se verifica na TAAG, é mais uma vez um sinal da incompetencia do governo do MPLA, porque nunca e deve admite-se, que sapateiros tomem lugar de alfaiates, ou vice-versa. Diz um ditado que, um cagado por cima de um murro, é porque alguem o pós lá, então acha-se que com a politica de conceder empregos aos sobrinhos, enteados,namoradas e amigos em areas que não são formadas daria o que? Amigo, um mais um so da certo nos outros paises, em Angola é igual quatro.