domingo, julho 13, 2008

MPLA mostra o que sabe fazer
- Só será enganado quem quiser

O MPLA vai assentar o que diz ser a governação, em caso de vitória nas legislativas de Setembro, em cinco eixos fundamentais que começam (não é caso para rir) na melhoria da qualidade de vida em Angola e terminam na elevação do seu prestígio internacional.

Quanto à qualidade de vida, diga-se que o MPLA conseguiu um bom desempenho desde que lhe ofereceram o poder, ou seja em 1975. Ou seja, conseguiu que até agora não exista nem qualidade nem vida e, muito menos, qualidade de vida. No que à maioria do povo respeita, é bom dever.

Por alguma razão a Unicef afirma que metade das crianças não frequentam a escola, 45% sofrem de má nutrição crónica, uma em cada quatro (25%) morre antes de atingir os cinco anos.

Num documento de 32 páginas, sob o lema "MPLA, Angola a Mudar para Melhor", o partido que está no poder desde 1975 abre o seu "Manifesto Eleitoral" com uma foto de grande dimensão do seu líder e Presidente da República, José Eduardo dos Santos. É assim mesmo. Nada como mostrar a chipala do responsável máximo.

Os três primeiros eixos-objectivos com que o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) quer derrotar os seus adversários no dia 5 de Setembro são: "Melhorar a qualidade de vida dos angolanos; Garantir o crescimento de forma sustentada; Consolidar a estabilidade política e reforçar a democracia".

Como é que se pode melhorar uma coisa que se não tem? Não sei eu nem os que são gerados com fome, nascem com fome e morrem pouco depois com fome. Se calhar, digo eu, o MPLA deveria começar por dar vida aos milhões que não sabem o que isso é para, depois, tentar melhorá-la.

Mas, isso é verdade, se desde 1975 não conseguiu fazer melhor, não será agora que o vai fazer.

Quanto ao crescimento económico, aí acredito que o MPLA está, como sempre esteve, no bom caminho. Que o digam os chulos, nacionais e estrangeiros, que sempre mamaram nas tetas do poder e graças a isso vivem à grande e à MPLA, seja em Luanda, Lisboa, ou noutra qualquer capital.

Consolidar a estabilidade política e reforçar a democracia é algo que, também aqui, é canja para o MPLA. Como diria o velho amigo de Eduardo dos Santos que dá pelo nome de Robert Mugabe, tudo isso se consegue dando oportunidade aos adversários para estarem de acordo com quem manda.

Sem comentários: