terça-feira, julho 08, 2008

MPLA silencia a Rádio Despertar
- Cheiro da derrota tem dessas coisas

A Rádio Despertar foi notificada para suspender as suas emissões, revela o blogue “Angola Vai Mudar”
referindo que a ordem é do INACOM (Instituto Angolano de Telecomunicações) e conta com a homologação do ministro dos Correios e Telecomunicações não do Burkina Faso mas de Angola.

O INACOM alega que o sinal da Rádio Despertar está a ir muito longe, sendo ouvida por vezes no Uige, e que por isso (que coincidência) deve ser suspenso por 180 dias.

Curiosamente, ou talvez não, para esta região convergem sinais de três rádios de Luanda, conforme é reconhecido num dos relatórios daquele instituto. No entanto, o mal está em ser a Rádio da UNITA. Esse é que é o grande crime.Em resumo, o governo angolano começou a mostrar a sua verdadeira face, resolvendo calar toda a oposição antes das eleições. À boa maneira de uma democracia mugabiana.

A Rádio Despertar foi concessionada a membros da UNITA ao abrigo dos acordos de Lusaka e embora seja uma rádio de enquadramento comercial, o tratamento imparcial da informação tornoua rapidamente na emissora mais ouvida da capital. E aí o MPLA tremeu. E, antes que caia, resolveu calá-la.

Com esta atitude, o governo angolano inicia o caminho para realizar eleições "à mugabe", calando toda a oposição e assumindo-se como estando acima da lei.

Mas certamente mais acções do tipo surgirão. O papel vai acabar nas tipografias que estejam a imprimir os jornais independentes, os contentores nos portos serão barrados com motivos burocráticos. Os jornalistas vão ver os seus cartões sacados à força.

É o desespero a actuar. Porque sentem que a vitória com fraude ou sem ela vai ser impossível. O Povo Angolano sabe o que quer e quer a mudança.

1 comentário:

Anónimo disse...

MPLA,ha cinco anos vem dizendo que,a paz era ainda recente para se reabilitar infra estruturas.Hoje,ve-se no prazo de dois meses para eleições,reabiltando vias a sua maneira em dias e noite trabalhando!Como é possivel fazer em dois meses o que não deveria ter feito em cinco anos?Medo da derrota e vergonha do povo que enganou este tempo todo,é o que lhe vai consumir ao longo dos dias que restam lhe enquanto no poder, e não a radio despertar que so é ouvida na capital!Eles confundiram-se com o nº da porta.