sexta-feira, julho 18, 2008

O regresso de Mohamed Ialá Embaló

O presidente do Partido de Renovação Social (PRS) da Guiné-Bissau, Kumba Ialá, converteu-se hoje ao islamismo numa cerimónia que decorreu em Gabu, Nordeste do país, e à qual assistiram pelo menos três mil muçulmanos.

Além dos milhares de guineense, estiveram presentes no acto delegações islâmicas do Senegal e da Guiné-Conacri, bem como o cônsul da Líbia em Bissau, que recusou fazer comentários aos jornalistas.

Após a sua primeira reza como muçulmano, o agora Mohamed Ialá Embaló procedeu ao seu recenseamento eleitoral, fazendo então uma pequena declaração aos jornalistas.

"Sou um profundo conhecedor das religiões mas, a partir de hoje, sou um muçulmano convicto", afirmou o antigo presidente guineense.

Kumba Ialá regressou a semana passada de Marrocos, onde fixou residência desde 2005 na sequência da eleição de João Bernardo "Nino" Vieira para o cargo de Presidente da República.

Sempre que questionado sobre os motivos pelos quais fixou residência em Marrocos, Kumba Ialá responde que está a descansar em Rabat e a organizar o seu partido.

Embora o próprio nunca o tenha admitido, fontes próximas ao antigo chefe de Estado, derrubado por um golpe militar em Setembro de 2003, garantem que Kumba Ialá escolheu Marrocos para viver para aprender o árabe (língua litúrgica do islão) bem como o Corão (livro sagrado dos muçulmanos).

Sem comentários: