quinta-feira, julho 10, 2008

Procuradoria angolana processa Folha 8
por artigo repescado aqui do Alto Hama

A Procuradoria Geral da República (PGR) de Angola apresentou uma queixa ao Conselho Nacional da Comunicação Social contra o semanário “Folha 8” porque não gostou de um texto que este jornal repescou aqui do Alto Hama (Espinha na garganta de Angola e que dá pelo nome de Cabinda).

Nesse texto dizia-se que o Governo colonial de Angola continua sem conseguir calar a força da razão que floresce no território ocupado de Cabinda.

Dizia-se e continua a dizer-se. Ou seja, temendo novas e provavelmente mortíferas acções da FLEC, Luanda entregou agora o comando da região ao General Jack Raul que chegou recentemente da Rússia onde recebeu formação específica para tentar derrotar as forças que em Cabinda lutam por um dos seus mais elementares direitos: a independência.

A posição da PGR insere-se, importa dizê-lo, na campanha eleitoral e na guerra contra todos aqueles, entre os quais está o Folha 8, que ousam dizer que o rei vai nu.

Tudo serve para mostrar serviço e, com maior ou menor visibilidade, dizer ao patrão que estão a cumprir as ordens, mesmo que elas sejam – como é o caso – um manifesto atentado à liberdade de opinião.

4 comentários:

ELCAlmeida disse...

Quem será o próximo?
Por estas e por outras que o MPLA rejeitou alteração à Lei de Comnicação social porque esta permite que se leve a Tribunal por tudo e por nada principalmente se o nada puser em causa a sua governação autocrática.
kandandu
EA

Anónimo disse...

Gil Gonçalves
http://patriciaguinevere.blogspot.com/

Estaline aguarda-nos em cada esquina.
Lamentavelmente, custa-me afirmá-lo, isto vai sêr uma carnifina sem comparação com o Zimbabué. Vai sair um conflito sangrento entre os que não querem o comunismo/estalinismo e os que querem a democracia.

Anónimo disse...

gil gonçalves
corrijo: entre os que querem o comunismo/estalinismo

Anónimo disse...

A PGR, não processou folha 8,somente por causa deste artigo! Pois eu lhe dou as dicas: Sabias que, ja andam a caça deste jornal por causa de um semelhante caso que é protetorado Lunda? Com medo de perderem diamantes para seus cofres, não gostaram quando soberam que se havia descoberto no país,uns acordos assinados pelo Rei Muatianvua e Henrique de Carvalho,sob o protetorado Lunda e não colonização, como diz o MPLA. E folha 8 tinha publicado esta matéria tambem.