segunda-feira, julho 21, 2008

Vinte mil dólares e uma viatura
para a Igreja Evangélica de Angola

O Comité Provincial de Luanda do MPLA procedeu, ontem, à entrega de vinte mil dólares norte-americanos à Igreja Evangélica de Angola - IEA, que completou 110 anos de evangelização. A oferta, como é bom de ver, nda tem a ver com a campanha eleitoral.

O montante foi entregue pelo primeiro secretário provincial de Luanda do MPLA, Bento Bento, ao secretário-geral daquela igreja, reverendo Pedro António Dambi, no final do culto solene da comemoração alusiva ao aniversário

O primeiro secretário de Luanda do MPLA esclareceu que o gesto simboliza o respeito e a amizade que o partido tem para com aquela congregação religiosa, fundada em 1898 pelo missionário escocês, Matehes Zacarias Stober. E a longa amizade justifica uma ajuda que, certamente, será retribuida no dia 5 de Setembro.

“A Igreja Evangélica de Angola formou muitos jovens quadros que hoje estão a dar o melhor de si para o país. Os seus responsáveis, mesmo sendo perseguidos pela PIDE/DGS, naquela altura conseguiram, na clandestinidade, ensinar muitos angolanos a ler e a escrever, o que serviu sem dúvidas para o despertar do nacionalismo”, disse na ocasião Bento Bento.

O primeiro secretário provincial de Luanda do MPLA revelou que para além daquele montante, o seu partido vai fazer chegar nos próximos dias àquela congregação religiosa uma viatura de cabine dupla para colmatar algumas dificuldades com que a igreja enfrenta.

E, de facto, nesta altura do ano as dificuldades são muitas. Pena é, digo eu, não haver mais vezes eleições. Mesmo assim, o MPLA está a abrir os cordões à bolsa o que é sempre bom para quem beneficia, embora se calhar não seja tão bom para a democracia que se espera venha a ser uma realidade em Angola.

Bento Bento afirmou ainda que durante o conflito armado que a o país atravessou, a Igreja Evangélica de Angola sempre contribuiu com as suas orações para que fosse ­alcançada a paz. É verdade. Daí o reconhecimento material que um partido sem problemas financeiros pode dar a quem muito bem entender.

Sem comentários: