domingo, agosto 24, 2008

Obras de fachada ao fim de 33 anos

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Angola, Afonso Pedro Canga, anunciou, neste fim-de-semana, a criação dos pólos de desenvolvimento agrícola, nos municípios do Kuito Kuanavale, Kuchi, Mavinga e outras áreas, na província do Kuando-Kubango, a partir de 2009. Porquê só agora as obras de fachada?

Em declarações à imprensa, o ministro afirmou que haverá produção de cereais em grande escala, crescimento da pecuária, bem como de indústrias açucareira e oleaginosa, com vista ao maior desenvolvimento económico na província. Porquê só agora as obras de fachada?

Afonso Pedro Canga disse, sem avançar ainda os valores monetários a empregar nestes “megas projectos”, que estará resolvido apenas para um estudo pormenorizado dos mesmos, com vista a arrancar com as empreitadas do ramo de agricultura, no Kuando Kubango, no próximo ano. Porquê só agora as obras de fachada?

Durante a sua permanência de dois dias ao Menongue, o ministro que chefiava uma delegação do seu Ministério, visitou os projectos que estão em curso, nomeadamente o Canal de Irrigação do Missombo, com três quilómetros da primeira fase já finalizados. Porquê só agora as obras de fachada?

Acompanhado pelo governador da província, João Baptista Tchindandi, visitou a segunda fase do referido canal, com três quilómetros, com previsões de beneficiar mais de 1.500 camponeses, já com término previsto em Dezembro do corrente ano. Porquê só agora as obras de fachada?

A empreitada, a cargo da empresa de construção civil portuguesa, ConstruMenongue, contempla a construção de um reservatório de água com a capacidade de dois mil trezentos metros cúbicos. Porquê só agora as obras de fachada?

Os factores agrícolas para a campanha 2008/2009 já estão no Kuando Kubango, para serem distribuídos aos camponeses locais, onde constam 50 toneladas de sementes de milho, 15 de adubo, 22 de amónio, 20 de ureia, 315 charruas e 315 correntes, a par de outros imputes. Porquê só agora as obras de fachada?

Porquê?

Sem comentários: