segunda-feira, setembro 08, 2008

Apenas para memória futura

Um observador da União Europeia fala em subornos e voto adulterado nas eleições de Angola. Em declarações à BBC, Richard Howitt afirmou que soldados e dirigentes do MPLA ofereceram dinheiro e intimidaram eleitores.

Foram «oferecidas» grandes quantias em dinheiro, televisões, rádios, álcool e até carros. Mas a missão de observadores também ouviu relatos de pessoas a serem transportados do Congo-Brazzaville para poderem votar.

«Após uma tortuosa jornada, encontrámos uma situação estranha, onde havia tendas, macas, camas e comida ao desbarato para cerca de 1500 pessoas. Cinco pessoas que entrevistámos apresentaram provas de que tudo tinha sido financiado pelo governo», contou Howitt, acrescentando que os eleitores tinham de passar por uma fila de soldados antes de entrarem nas assembleias de voto.

«Vi representantes do partido do poder não só à frente das assembleias, mas junto às mesas onde as pessoas estavam a votar», referiu o observador.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá meu conterrâneo.

Diariamente aqui venho compartilhar das suas preocupações.

Leio e retenho.

Conta-me um amigo do peito, residente em Luanda que o resultado corresponde ao que já era esperado.

Diz-me ele ainda que os homens da UNITA ganharam os mesmos "vícios" do poder vigente e que dessa forma o povo votou como votou.

Optou por aqueles que sendo do mesmo calibre, lhes são pelo menos mais próximos (há 33 anos).

Como brincalhão que é, teve este meu amigo a ousadia de me "provocar" com uma imagem que retrata e corresponde ao resultado eleitoral.

Se quiser aproveitar, aqui fica:

http://img229c.imageshack.us/img229/5971/01aeleiespgfby3ke0.jpg

Abraço fraterno.

Bailundo SEMPRE!