segunda-feira, setembro 29, 2008

Fumo branco para ultrapassar a crise

A maratona dos congressistas dos EUA terminou com fumo branco. Há acordo quanto ao pacote de socorro de 700 mil milhões de dólares para superar a crise. Não é exactamente o que Bush prendia, mas anda perto.

"Fizemos grandes progressos, decisivos e finais", disse Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, no final das negociações que tiveram marcação cerrada quer do secretário do Tesouro, Henry Paulson, quer dos dois candidatos à Casa Branca, o democrata Barack Obama e o republicano John McCain.

De acordo com Henry Paulson, o pacote , o maior com esta configuração na história do país, impede que o mercado financeiro paralise e, ao ser aprovado com carácter de urgência nas próximas horas, deverá permitir que as bolsas asiáticas abram hoje já com a boa notícia, evitando mais uma semana volátil.

"Estamos felizes e saudamos o esforço dos dois partidos para estabilizar o nosso mercado financeiro e proteger a nossa economia", disse Tony Fratto, porta- voz da Casa Branca.

Ouvido pelos negociadores, na que terá sido também uma contribuição preciosa, foi o bilionário investidor Warren Buffett, que na semana passada colocou 5 mil milhões de dólares no banco Goldman Sachs, alertando que os mercados estavam numa "situação perigosa" e à beira da ruptura.

Perante as críticas de que a primeira versão visava proteger, como disse o candidato democrata Barack Obama, os executivos dos bancos e não os clientes, o actual pacote acrescenta medidas de protecção aos contribuintes consideradas relevantes.

Assim, o articulado do acordo estabelece o desembolso por etapas dos 700 mil milhões de dólares (500 mil milhões de euros), sendo os primeiros 250 mil milhões libertos imediatamente, ficandos 100 mil milhões em carteira às ordens do presidente.

Os 350 mil milhões restantes ficarão cativos, ou dependentes, de uma nova avaliação do Congresso. O programa será supervisionado por uma comissão de peritos, incluindo o presidente da Reserva Federal (o banco central dos EUA), e escrutinado também pelo Congresso.

Ao Governo é igualmente permitido ajudar os proprietários de imóveis em dificuldade, sobretudo na renegociação dos termos dos empréstimos.

Os candidatos à Presidência dos EUA responderam rapidamente ao acordo, procurando mais uma vez capitalizar os contributos que cada um dos seus grupos deu.

"Isto é algo que todos nós teremos que engolir, mesmo que discordando, e seguir em frente", disse o republicano John McCain, senador do Arizona.

"Entre a opção de não fazer nada e a de fazer alguma coisa, mesmo que não seja a que consideramos mais aplicável, a escolha era simples", disse McCain.

Já o seu rival democrata, Barack Obama, puxou a brasa à sua sardinha em relação às novas garantias aos contribuintes incluídas no acordo. "Eu estava a pressionar muito e envolvi-me directamente na concepção e articulação destas novas propostas", disse Obama.

Logo que o Governo de Bush anunciou o plano, Obama, senador de Illinois, insistiu que a proposta deveria criar um conselho supervisor independente para controlar a despesa, dar aos contribuintes direitos de compra de acções das empresas que venham a ser beneficiadas, limitar o salário dos seus executivos e ajudar os proprietários de imóveis com dificuldades a pagar as hipotecas.


Fonte: Jornal de Notícias (Portugal)/Orlando Castro

Sem comentários: