segunda-feira, setembro 15, 2008

Paulo Kassoma sabia o que fazia
- a UNITA é que estava a dormir

O primeiro-secretário do comité provincial do Huambo do MPLA, Paulo Kassoma, vaticinou bem cedo que o MPLA iria ter uma vitória esmagadora na sua zona de influência em que, aliás, tudo era feito nesse sentido (ver «Paulo Kassoma diz que no Huambo a vitória nas eleições será do MPLA»).

"O MPLA tem o dever de vencer as próximas eleições, porque tem estruturas fortes e organizadas", sublinhou Paulo Kassoma no dia 24 de Maio deste ano no Quipeio, cerca de 77 quilómetros a noroeste da cidade do Huambo, realçando que o seu partido era, como foi de facto, o único que estava em condições de continuar a conduzir Angola para o desenvolvimento e bem estar do povo.

O político questionou na altura, perante mais de cinco mil pessoas, a seriedade da UNITA, partido que acusou de ter uma história ligada a destruição das infra-estruturas económicas e sociais do país e de ter levado os angolanos a pobreza e a miséria.

"A população deve usar o cartão de eleitor como uma arma para em Setembro castigar a UNITA nas urnas", afirmou ao referir-se à necessidade da população continuar a consolidar os ideais da paz e da reconciliação nacional seguidos pelo seu partido.

Nesse comício, que teve um carácter interactivo, os presentes manifestaram-se satisfeitos com os esforços empreendidos pelo governo dirigido pelo MPLA na construção e reconstrução de vias rodoviárias, escolas, unidades sanitárias, entre outras infra-estruturas que estão a concorrer para a melhoria da vida e da promoção socioeconómica das populações.

Na ocasião, Paulo Kassoma, ofereceu uma viatura ao comité comunal, motorizadas e bicicletas aos responsáveis dos comités de acção, gado para tracção animal, televisores, fertilizantes e vestuário para a população e autoridades tradicionais.

Nessa altura, como nas seguintes, a UNITA ficou à espera. Sentada, é claro.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já agora, o que deveria ter feito a UNITA? Faça o favor de publicar o que na sua opinião deveria ter feito a UNITA.

Anónimo disse...

O que deveria ter feito a Unita?
Cada pergunta, santo Deus!...

Ora, deveria ter seguido os ensinamentos do "Mais Velho": voltando a empunhar as armas de guerra, e acabando de destruir as poucas infra-estruturas ainda de pé, ou destruindo as que foram já recuperadas em 6 anos de paz!

Obs: Obviamente que pretendi ser cáustico com a minha resposta...

Embora na minha condição de simpatizante do "Eme", permito-me expressar a minha opinião sincera:

Após a "louca" recusa de Savimbi em aceitar os resultados das eleições de 1992, enveredando pela solução da guerra, reduzindo Angola a "terra queimada", restava somente à UNITA escolher os melhores representantes entre os seus quadros, representantes esses que se distanciassem o melhor possível da estratégia de Muangai, e, obviamente, da via seguida pelo "mais velho" a partir de 1992.

É que, se havia muita gente que via em Savimbi um combatente pela Liberdade (concorde-se ou não com tal pensamento), há, todavia, muito boa gente ( e eu conheço e sou amigo de alguma dessa boa gente) que não perdoa à Unita ( eu digo: Savimbi)a destruição, a dor, o sangue, o sofrimento que causaram a Angola e ao seu povo a partir daquela data.

É o que eu penso. É tão-somente a minha opinião, e que, como tal, vale o que vale. De uma coisa estou certo: A UNITA, com tudo o que de bom representa ( e eu tive o privilégio de viver alguns anos, até 1990, no Planalto, e amar e ser amado pelo seu povo, um povo bom e simples, um povo que aspira à paz, à prosperidade e à tranquilidade a que tem direito, após 5 séculos de opressão.

Enterremos os machados da guerra, e deitemos mãos à obra, a obra da reconstrução de Angola, com as armas da crítica construtiva sem rancores, procurando esquecer os fantasmas de um passado ainda recente na memória dos seus filhos.

E que me permitam o Orlando e os muitos outros que se assumem como simpatizantes da UNITA, mas penso que é de curial bom-senso admitir que, apesar de alguns abusos do "Poder" na utilização dos mass-media e dos instrumentos desse mesmo Poder( vejo-o em todos os quadrantes, de Portugal aos States), dizia eu que a resposta, calma, pacífica, civilizada, dada pelos angolanos, foi espectacular, e um exemplo de civilidade ao Mundo!

Penso que isso merece o nosso aplauso, o aplauso de todos, independentemente das suas, nossas, ideologias(?)

Obs: Embora o autor deste "desabafo" haja passado por diversas cadeias da UNITA e visto morrer dezenas dos seus camaradas de cárcere:Albano Machado, Kapango, Eng. Assis, Catão, Cali Neto,etc...fá-lo sem ódios nem rancores ( o mesmo sentimento, penso eu, dos sobreviventes das masmorras de Savimbi: Eng. Henrique Fonseca Santos, Raul Neto, o actual ministro António Burity..) procurando esquecer o passado, com os olhos no Futuro, o futuro de Angola e dos angolanos. Todos...

Um abraço

Diamantino Cunha