quinta-feira, novembro 27, 2008

Angola nos três maiores produtores mundiais de diamantes... e não só!

A Endiama calcula que Angola será em 2010 o terceiro maior produtor de diamantes do mundo, anunciou a empresa angolana com base num estudo da consultora internacional KPMG.

Actualmente Angola surge na quarta posição (conforme as fontes dos rankings) dos países produtores, a seguir à russa Alrosa, à sul-africana De Beers e à inglesa BHP Billiton.

Segundo informa a Endiama no seu site, Angola subirá no ranking devido à abertura de novas concessões, aumento da produção dos actuais coutos mineiros e ainda ao crescente investimento no sector.

Ainda segundo a Endiama, o cenário de subida no ranking emerge da previsão da passagem de uma produção em 2006 de sete milhões de quilates para cerca de 19 milhões em 2010.

No mesmo espaço, lê-se ainda, com base nos dados recolhidos pela KPMG, que, com o intento de exportar um produto com maior valor acrescentado, a Endiama está a criar a segunda unidade industrial de corte e lapidação, na Lunda Sul, que, a par da Lunda Norte, são as principais províncias produtoras de diamantes de Angola.

"Prevê-se que esta unidade venha a produzir mensalmente o equivalente a 20 milhões de dólares", informa ainda o site da Endiama.

Numa altura em que o país continua a ser um dos destinos preferenciais do investimento directo estrangeiro (IDE) no conjunto dos países da África subsaariana, a empresa estatal angolana pretende ainda investir na formação de 400 joalheiros para a criação de uma unidade de produção de peças de joalharia.

Sem comentários: