quinta-feira, novembro 20, 2008

Kabila manda prender cinco jornalistas
(É assim mesmo. Acabe-se com essa raça!)

O Presidente da República Democrática do Congo (RD Congo), Joseph Kabila, deverá chegar a Luanda dentro de horas para receber instruções do seu mentor, José Eduardo dos Santos.

No entanto, antes de partir, Joseph Kabila mostrou que é um bom aluno do mestre presidente de Angola, e do MPLA, partido que vai somar mais quatro anos aos 33 que já leva de poder.

Vai daí, mandou prender cinco jornalistas de uma televisão privada em Kinshasa depois da difusão de uma entrevista com um adversário político do actual Governo, disseram hoje fontes da televisão.

E fez muito bem, terá comentado o democrata presidente de Angola, mais uma vez e como é hábito, com o beneplácito da comunidade internacional.

Também acho que Kabila fez bem. Então os jornalistas (essa espécie que deveria ser banida da face da terra) julgam-se no direito de entrevistar os adversários políticos do dono do poder? Onde julgam eles que estão?

De acordo com as fontes, três dos jornalistas foram detidos quarta-feira e os restantes hoje. "Na quarta-feira à noite, vários homens armados interromperam a emissão da Raga TV em Kinshassa e prenderam o director de programas, Mbuyi Bwebwe, e dois administradores da televisão, Jules Mpat e Faustin Bwana Kawa" disse um funcionário da Raga TV.

Hoje, o director de informação, Rosette Mamba, e um jornalista, Robert Muil, foram igualmente detidos.

As detenções foram feitas depois da transmissão televisiva da Raga TV, durante o seu noticiário quarta-feira à noite, de uma entrevista de um adversário político do Governo, Roger Lumbala.

"A cassete onde estava gravado o jornal foi confiscada pelas autoridades e o sinal de difusão televisiva do canal interrompido", disse ainda o funcionário.

É a democracia no seu melhor estilo. Democracia, recorde-se, exportada pelo Ocidente que, aliás, a legitima através da criminosa cobertura que dá aos ditadores.

Não a todos, é óbvio. Apenas aos ditadores bons. E quem são eles? São os que têm petróleo, diamantes e outras riquezas.

Sem comentários: