sábado, novembro 29, 2008

Sofisticado embrulho da diplomacia lusa
não conseguiu esconder que algo vai mal

Os 12 portugueses que estavam em Bombaim (Mumbai) "estão todos bem" e já abandonaram a cidade, disse hoje à Lusa o embaixador de Portugal em Nova Deli, Luís Filipe de Castro Mendes.

"Os portugueses que se encontravam em Bombaim no momento dos ataques estão todos bem, nenhum ficou sequer ferido, e já saíram da cidade, prosseguindo viagem", disse Castro Mendes, que chegou sexta-feira a Bombaim.

"Alguns foram para outras cidades da Índia e outros regressaram a Portugal", acrescentou o diplomata português, em declarações em Bombaim.

Será que, agora que a história terminou bem para os portugueses, se vai averiguar a manifesta falta de capacidade de resposta das entidades diplomáticas?

Se quiserem um termo de comparação vejam, por exemplo, como actuaram as entidades diplomáticas brasileiras, seja em relação aos seus cidadãos seja, inclusive, a outros que por falta de resposta dos portugueses bateram à porta do Brasil («
De Bombaim a Portugal passando pelo Brasil).

E, das duas uma, ou Portugal institui (um pouco ao estilo da guerra do Raul Solnado) que as situações de crise só se podem registar durante o horário de expediente, ou então tem de ter uma capacidade de resposta que não se compadece com acções mediáticas que se desvanecem com o primeiro testemunho dos protagonistas.

Sem comentários: