sexta-feira, novembro 21, 2008

UE e África cooperam militarmente pela paz
- Cooperam militarmente pela quê? Onde?

Certamente aproveitando o facto de não se registarem conflitos armados (nem pouco mais ou menos) em África, a União Europeia (UE) e a União Africana (UA) lançaram hoje em Addis Abeba um novo programa de cooperação militar para reforçar a paz e a segurança em África, disse o secretário de Estado da Defesa francês.

Jean-Marie Bockel falava na sede da UA na capital etíope sobre o novo programa Amani-África (Paz em África, em língua suaíli), lançado durante a reunião das "troikas" da UE e da UA, hoje e quinta-feira, para fazer um primeiro balanço do Plano de Acção aprovado na cimeira de Lisboa, em Dezembro, durante a presidência portuguesa dos 27.

Com tanta rapidez de acção, ainda bem que não se registam conflitos armados (nem pouco mais ou menos) em África.

"Através do processo Euro-RECAMP Amani-África, nós pretendemos reforçar as capacidades africanas de prevenção e gestão de conflitos. Os dirigentes da União Africana procuram mais eficácia das estruturas já em prática", acrescentou Bocel, dizendo o óbvio e calando a verdade.

A França lançou no início na década de 1990 o programa de Reforço das Capacidades Africanas de Manutenção de Paz (RECAMP) e realizou vários exercícios no terreno com exércitos africanos. Com o programa Amani-África, a UE junta-se à França, numa parceria com a UA, que reúne 53 Estados.

E, certamente, para o ano haverá novos balanços e, é claro, positivos em termos de cooperação para a paz, embora esta seja hoje, como foi ontem, e como com certeza será amanhã, uma miragem.

"É algo muito bom que esta cooperação com África se torne europeia e não apenas entre França e África, isto permite evitar laivos de neo-colonialismo", disse Bockel.

Ai é isso? E onde entram (para além das valas-comuns) os africanos que vão morrendo aos milhares?

1 comentário:

Anónimo disse...

É sabido, que o tribalismo em África sempre existiu, existe, e há-de continuar a existir, isto é, o antes, o durante e o depois.
Em África a paz para eles significa; armas, guerras e destruição(isso é o que eles pensam, ou melhor é a forma deles pensarem),e como guerras provoca guerras, mortes e destruição é para se dizer, ( África o continente perdido).