segunda-feira, janeiro 12, 2009

Milhares em perigo e 17 mortos
- Em Gaza? Não. Em Moçambique

Pelo menos dezassete mortos foram registados na província de Manica, centro de Moçambique, devido às intensas chuvas. Eu sei que o que se passa na Faixa de Gaza é o que está a dar. Mas como ando sempre ao contrário...

Segundo as autoridades moçambicanas, as chuvas acompanhadas pela subida dos caudais de alguns dos rios do centro de Moçambique levaram ainda à evacuação preventiva de centenas de pessoas.

Este poderá ser o terceiro ano consecutivo de cheias de larga escala naquele ponto do país, uma situação que poderá afectar directamente pelo menos cem mil pessoas.

As mortes são atribuídas a incidentes ocorridos só na província de Manica, nas últimas semanas devido as chuvas, segundo o delegado do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades naquela província, David Elias.

Apesar de tudo no entanto, incluindo as dificuldades de acesso por via terrestre e outros, provocadas pelas chuvas, as autoridades insistem que a situação está sob controlo.

Também preocupante é a situação, um bocado mais acima, de Mutarara onde pelo menos três centenas de pessoas tiveram que abandonar as suas casas e campos agrícolas, devido à crescente ameaça que vem pelo terceiro ano consecutivo do rio Zambeze.

Devido às chuvas, sobretudo nos países vizinhos a montante, o caudal do rio não inspira confiança e receia-se novamente pela sorte das populações de Mutarara, ainda a procurarem refazer-se de dois anos consecutivos de cheias.

Aliás é ali aonde se encontram perto de 50 mil das pessoas afectadas pelas mais recentes emergências com que se viu confrontado Moçambique e actualmente a receberem ajuda alimentar do Programa Alimentar Mundial, através de organizações parceiras desta agência das Nações Unidas.

Sem comentários: