terça-feira, janeiro 13, 2009

Sala de leitura do Parlamento Europeu
passa a chamar-se Francisco Lucas Pires

O Parlamento Europeu decidiu atribuir o nome de Francisco Lucas Pires à sala de leitura da sua biblioteca em Bruxelas em homenagem àquele político português falecido há dez anos.

A decisão tomada pela "Mesa" do Parlamento Europeu na noite de segunda-feira homenageia o "político e académico", assim como o "parlamentar europeu e português" e partiu de uma proposta inicial do deputado do CDS-PP José Ribeiro e Castro feita aquando das comemorações do 10º aniversário da morte de Lucas Pires, em Maio do ano passado.

Francisco António Lucas Pires, falecido a 22 de Maio de 1998, foi o primeiro vice-presidente português do Parlamento Europeu, eleito em Janeiro de 1986, quando Portugal aderiu à então CEE (Comunidade Económica Europeia).

"É uma homenagem justíssima ao Francisco Lucas Pires, como político português e europeu. Uma homenagem que o reconhece, para sempre, enquanto político e professor universitário, onde merece ser recordado, no presente e para o futuro: junto dos livros e na sede da instituição europeia onde tão brilhantemente representou Portugal durante mais de 10 anos", disse Ribeiro e Castro.

Lucas Pires foi deputado à Assembleia da República, entre 1976 e 1986, pelos círculos de Porto, Coimbra e Lisboa, foi coordenador-geral da Aliança Democrática (1979-80) e ocupou o cargo de Ministro da Cultura e da Coordenação Científica no VIII Governo Constitucional (1982-83).

O conhecido e respeitado político português integrou o Conselho de Estado (1983-85) e foi Presidente do CDS-PP (1983-85), partido que abandonou em 1991.

Exerceu o cargo de deputado no Parlamento Europeu, eleito como candidato independente nas listas do PSD e foi o primeiro vice-presidente português do Parlamento Europeu (1997-98).

Lucas Pires aderiu ao Partido Social Democrata, após a adesão deste ao PPE, em 1997.

A "Mesa", que orienta o funcionamento interno do Parlamento Europeu, é composta pelo presidente da instituição, pelos 14 vice-presidentes e pelos seis questores a título de observadores, eleitos pela Assembleia por um período de dois anos e meio renováveis.

Sem comentários: