segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Casos de sucesso governamental! (*)

Há 15 dias, Sócrates acusara Jerónimo de Sousa de esconder ou desvalorizar os casos de sucesso do Governo na defesa do emprego. Dizia Sócrates que os comunistas nem reconheciam a exemplar intervenção na Qimonda!

A vida mostrou que a acusação de Sócrates escondia uma trágica falsidade. A realidade encarregou-se (mais uma vez) de desmentir o primeiro-ministro: a casa mãe da Qimonda tinha afinal requerido falência, pondo em risco a unidade de Vila do Conde e o sustento de quase duas mil famílias. Esta é a medida da propaganda dos casos de sucesso de José Sócrates…

Exige-se que o Governo faça o que já devia ter feito. Exige-se bem mais do que simples retórica, bem mais do que anúncios avulsos de meios financeiras ou a aceitação acrítica de planos empresariais. Exige-se uma intervenção concertada ao mais alto nível que viabilize a Qimonda, que assegure os postos de trabalho ou ao menos garanta a unidade de Vila do Conde. Exige-se, num plano mais geral (perante o encerramento diário de empresas ou despedimentos colectivos como o de 123 trabalhadores do grupo Controlinveste - incluindo mais de 60 jornalistas), que o Governo finalmente reconheça a validade das propostas que temos feito para aumentar as condições de acesso e o valor do subsídio de desemprego, prolongando ao mesmo tempo o direito ao seu benefício.

2. Outro caso de sucesso do Governo é a avaliação dos professores! Alberto Martins e membros do Governo clamaram vitória por terem rejeitado mais uma proposta para suspender o actual modelo. Na AR, quem ganhou pode ter sido o PS e o Governo; na verdade, quem perdeu foi o país, a escola pública e os seus professores e alunos. O PS ganhou, por isso o Governo pode continuar com o falso diálogo, a chantagem, a ameaça de processos disciplinares ou exclusões de carreira, pode até hipotecar o actual ano lectivo. Afinal, o PS conseguiu o principal - pôr na ordem a sua maioria absoluta.

(*) Artigo de Honório Novo

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

É! É só má-vontades.
Ninguém parece reconhecer os elevados sucessos do actual Governo.
Ninguém percebe quanto Sócrates e muchachos conseguiram grandes êxitos para Portugal, como o Magalhães na Venezuela, porque em moçambique primeiro vão ver se realmente interessa e se o País tem condições para tão elevado sistem tecnológico outra má-vontade dada gratuitamente; pelo menos o primeiro); ou como conseguiu amordaçar a crise internacional (Sócrates dixit, como mais ou menos palavras); como consegue manter todos ministros - todos, não porque há sempre uma ovenha ronhosa (uma Ministra disse que Freeport era um problema para a imagem do Governo; que má-vontade) a dizer Yes, Yes - ou que um PGR-adjunto diga que processos onde estejam políticos ou ministros têm prioridade (os outrso que esperam anos; que má-vontade da minha parte); ou como tem rasgado o País com auto-estradas mesmo que o que precise sejam empresas, indústrias ou agricultura e pescas desenvolvidas (que má-vontade); e nem vêem que nada faz a pensar nas eleições que se avizinham.
Realmente ninguém compreende a personalidade portuguesa mais bem vestida da Europa... ou do Mundo?
Kandandu
EA