terça-feira, fevereiro 03, 2009

Quatro mil preocupados com o JN e o DN

Cerca de quatro mil cidadãos já tinham subscrito, ontem, 2 de Fevereiro, os manifestos públicos em defesa do "Jornal de Notícias" e do "Diário de Notícias", os dois jornais centenários atingidos pela intenção do Grupo Controlinveste de proceder ao despedimento colectivo de 123 trabalhadores, 61 dos quais são jornalistas ao serviço do JN, do DN e ainda do "24 Horas" e de "O Jogo".

Os manifestos em defesa da identidade do JN e do DN encontram-se disponíveis para subscrição online através dos seguintes endereços:



Além da subscrição online, estão a ser recolhidas assinaturas e apoios através de outras vias, estimando-se que cerca de quatro mil cidadãos, de um amplo leque de profissões, convicções e quadrantes políticos, tenham manifestado já o seu apoio às causas da defesa da identidade dos jornais, da protecção do pluralismo informativo e da preservação dos postos de trabalho.

Recorde-se que o Grupo Controlinveste anunciou, no passado dia 15 de Janeiro, a intenção de proceder a um despedimento colectivo, abrangendo vários sectores das empresas Global Notícias (editora do JN, DN e 24Horas) e Jornalinveste (O Jogo).

O Sindicato dos Jornalistas (SJ), que contesta a intenção, está a trabalhar diariamente neste processo, acompanhando directamente os profissionais atingidos e preparando em várias frentes a resistência à ofensiva patronal.

O SJ, que tem trabalhado em articulação com o Sindicato dos Gráficos, apela à unidade de todos os trabalhadores em defesa dos postos de trabalho ameaçados e do futuro das quatro publicações.

Sem comentários: