sábado, fevereiro 28, 2009

Se até os chineses têm o direito de criticar...

Tal como em Portugal, também o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, diz qualquer coisa como: olhai para o que digo e não para o que faço.

De facto, Jiabao declarou hoje no seu primeiro encontro com internautas do país, que os chineses "têm direito a criticar o Governo".

Wen Jiabao, que apenas pôde responder a algumas das dezenas de milhar de perguntas que lhe foram dirigidas desde que o "histórico" chat foi anunciado hoje de manhã, afirmou que a população "tem o direito de saber o que o governo está a fazer e a pensar e a expressar as suas críticas acerca da política governamental".

Cópia fiel do que se passa nas ocidentais praias lusitanas a norte, embora cdada vez mais a sul, de Marrocos.

O primeiro-ministro, que goza de grande popularidade entre os chineses, seleccionou duas dezenas de perguntas entre as mais de 14 mil que os internautas emitiram e manteve a conversação através dos portais Web da agência noticiosa oficial - "Xinhua" - Nova China (www.xinhuanet.com) - e do Governo (
http://www.gov.cn/).

A China é o país com mais internautas do Mundo, com 300 milhões, e apesar da limitações que sofre com a censura a internet é o meio de expressão mais utilizado pelo chineses, pelo menor controlo estatal que tem, comparado com outros meios de comunicação.

Nas tais ocidentais praias, a censura é outra. Mais subtil, mais engenhosa, mais... Augusto Santos Silva.

Sem comentários: