terça-feira, março 10, 2009

Edição angolana de "A Bola" esgotou
(uns fazem outros fingem que fazem)

Quando, há mais de três anos, propus a quem de direito do jornal onde trabalhei durante 18 anos, que se fizesse uma edição em Angola, os donos da verdade acharam uma estupidez e entenderam que o melhor era despedir-me. Não fosse eu ter mais ideias ditas "aberrantes".

Entretanto, e edição angolana do jornal desportivo português A Bola é hoje oficialmente lançada em Luanda, tendo o primeiro número do tri-semanário, publicado segunda-feira, sido um “sucesso imediato”, como confirmou o director, Victor Serpa.

A Bola Angola, que esgotou a edição de segunda-feira, vai estar na rua três vezes por semana, às segundas, quintas e sábados, com uma edição média estimada em 20 mil exemplares, e com cinco páginas dedicadas ao desporto angolano.

A edição Angola do desportivo português vai contar com um suplemento na sua edição nacional (Portugal) exclusivamente dedicada ao desporto angolano e ainda uma página integrada no internacional da edição original dedicada ao desporto angolano, com destaque para o campeonato nacional “Gira Bola”.

Segundo explicou à Lusa Victor Serpa, que está em Angola para o lançamento oficial desta edição,, o projecto tem como filosofia a ideia de que “não faz sentido” um jornal como A Bola ser “apenas” para 10 milhões de portugueses quando tem “dezenas de milhões” de potenciais leitores no universo da língua portuguesa.

É por isso que Víctor Serpa admite que Angola pode ser considerada como um etapa do projecto geral do jornal, que é seguir para a África do Sul e Moçambique para cobrir a África Austral e depois outros mercados com a lusofonia como pano de fundo e todos com “edições diferenciadas”.

Aos 64 anos de vida, A Bola está a erguer um projecto que já está a ser pensado há bastante tempo, aponta Victor Serpa, acrescentando que, ao esgotar de imediato a primeira edição do formato angolano, teve um “bom indicador” do “enorme potencial” que a ideia tem.


O jornal custa em Angola 150 kwanzas (1, 4 euros) e é impresso em Luanda na gráfica do grupo Media Nova, onde também é impresso o jornal O País.

Sem comentários: