sábado, março 28, 2009

«Freeport», Sócrates e Smith
Smith, Sócrates e «Freeport»

O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, anunciou que vai agir judicialmente por "difamação" contra quem envolveu o seu nome a propósito do caso Freeport.

O anúncio de José Sócrates foi feito através de comunicado, depois de a TVI, no seu Jornal Nacional de ontem, ter exibido o que disse ser uma gravação de uma conversa entre um administrador do Freeport, o empresário Charles Smith e o funcionário João Cabral.

"Tendo tomado conhecimento da divulgação pela TVI de uma gravação contendo referências ao meu nome, a propósito do caso Freeport, esclareço o seguinte: No que me diz respeito, essas afirmações são completamente falsas, inventadas e injuriosas", declara Sócrates, cujo nome é invocado por Charles Smith como envolvido em contrapartidas financeiras.

No comunicado, o chefe do Governo reitera desconhecer Charles Smith: "Reafirmo, mais uma vez, que não conheço o Sr. Charles Smith, nem nenhum dos promotores do empreendimento Freeport".

"Quero repudiar, com veemência, todas as referências que procuram envolver-me, directa ou indirectamente, em qualquer comportamento ilícito, ou menos próprio, a propósito do caso Freeport", acrescenta o primeiro-ministro.

"Dei já orientação ao meu advogado para agir judicialmente contra os autores desta difamação", conclui José Sócrates.

Charles Smith, sócio da consultora Smith & Pedro, contratada para tratar do licenciamento do Freeport de Alcochete, diz claramente, num DVD que está na posse da polícia inglesa, que José Sócrates “é corrupto” e que terá recebido, por intermédio de um primo, dinheiro para dar luz-verde ao projecto do outlet de Alcochete.

Foto: Tiago Petinga/Lusa

Sem comentários: