terça-feira, abril 28, 2009

Energia e água dão vida ao Alto Hama

O fornecimento de energia e água aos quatro mil habitantes da comuna do Alto Hama, município do Londuimbali (Huambo), está em crescente expansão com a implementação do projecto do governo provincial que criou empresas municipais encarregues pela gestão e manutenção das redes de abastecimento na província.

A informação foi avançada pelo director-executivo do sistema de gestão de energia e águas do Huambo "Gestague", Jorge Andrade, acrescentando que a iniciativa teve início em 2008 e está a ser estendida a toda província.

"Numa primeira fase estamos a priorizar as sedes municipais e comunais para seguidamente alargar a intervenção destas empresas nas embalas e aldeia", referiu

No que toca ao fornecimento de água à comuna do Alto Hama, disse, existe uma empresa que recuperou e está a ensaiar o sistema com 231 consumidores. "Este sistema foi projectado para durar 40 anos e tem uma previsão de expansão demográfica na ordem dos 10 porcento/ano", frisou.

O projecto contemplou a instalação de 25 chafarizes espalhados pela comuna. Segundo Jorge Andrade, o sistema de energia eléctrica e de iluminação pública da localidade está a ser restaurado gradualmente e conta já com mais 304 consumidores cadastrados, que nesta fase de experiência consomem o produto gratuitamente.

De acordo com Jorge Andrade, a empresa que dirige está a trabalhar com as autoridades tradicionais na educação e sensibilização dos consumidores sobre os seus direitos e deveres, assim como medidas de preservação dos equipamentos instalados.

As empresas municipais de energia e água do Huambo foram criadas para tornar o abastecimento dos produtos auto-sustentáveis, com a gestão dos seus planos de fornecimento.

O projecto prevê a construção de infra-estruturas, apetrechamento, formação de quadros contratados localmente, aquisição de meios de transporte e todo material necessário para o trabalho operativo e de cobrança.

Sem comentários: