sexta-feira, abril 17, 2009

Faculdade de Medicina do Huambo
reabre com professores... cubanos!

A província do Huambo volta a partir de hoje a formar médicos. A Faculdade de Medicina, que esteve encerrada durante cerca de 18 anos, volta a estar activa.

Para o presente ano lectivo, segundo deu a conhecer à Angop, o coordenador da instituição, Lucas António Nhamba, estão matriculados 70 estudantes, seleccionados durante o exame de admissão, em que estiveram inscritos 1.223 estudantes com formação média.

As aulas na Faculdade de Medicina, reinaugurada em Agosto de 2008 pelo presidente da República, José Eduardo dos Santos, serão ministradas, numa 1ª fase, por 10 professores, todos eles de nacionalidade cubana.

Pois. É pena mas é a verdade. Gostava de lá ver portugueses, mas o importante é que lá estejam a trabalhar para o Povo, pouco importando a nacionalidade.

Localizada nas suas antigas instalações, interior do Hospital Sanatório, a Faculdade de Medicina comporta, entre outros, 10 gabinetes, seis salas de aulas, duas de informática (cada uma com 25 computadores conectados à internet), biblioteca, dois laboratórios (microbiologia e anatomia) equipados com tecnologia de ponta, uma enfermaria-escola para aulas práticas, salas de reuniões e de conferências.

As condições, no entender do seu coordenador, correspondem às exigências feitas pela Secretaria de Estado para o Ensino Superior, para que o estabelecimento seja considerado apto para reabrir as portas ao público.

Na província do Huambo, estão em funcionamento o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e as Faculdades de Economia e Direito da Universidade Agostinho Neto.

O ISCED, com cinco cursos, e a FCA, com dois, são as instituições de maior referência por absorverem, todos os anos, maior número de estudantes. A população estudantil universitária desta província está estimada em cerca de 4.500.

Este ano, prevê-se ainda a entrada em funcionamento do Instituto Superior Politécnico, que leccionará cursos profissionais de três anos de duração, nas especialidades de Informática, Electromedicina, Mecânica Geral, Electricidade e Construção Civil.

O Instituto funcionará na antiga Escola Industrial e Comercial "Sarmento Rodrigues", também conhecida por Ho Chi Mi, tendo disponível 30 salas de aulas, um anfiteatro para 350 estudantes, 16 gabinetes, duas salas de informática (cada uma com 20 computadores), uma biblioteca, sala de leitura, laboratórios de mecânica e electricidade, sala de reuniões e biblioteca virtual.

1 comentário:

Anónimo disse...

Antes com os cubanos que rapidamente serão "alfabetizados" pelos angolanos que por outros que nem no País deles sabem estar e se comportar...
E, gostemos ou não, com o material que levram de Angola no início da "ocupação" eles tornaram-se excelentes médicos como comprovam portugueses que têm ido a Cuba curar certas doenças.
Até o 007, dito Bond, James Bond, reconheceu esse facto num doss seus filmes.
Entretanto, e lamentavelmente, os que querem ir ficam por aqui...
E mais não digo porque senão ainda sou responsável pelo fecho do Alto Hama e iam dizer que tinha sido por despeito...
Abraços
ELAN