quarta-feira, abril 22, 2009

TVI recusa ser “tapete do poder”
- A bem da Nação isso não se faz!

A jornalista Manuela Moura Guedes vai processar judicialmente o primeiro-ministro de Portugal por difamação na sequência de acusações de José Sócrates ao "Jornal Nacional" da TVI, feitas na entrevista à RTP, disse hoje a própria à Lusa.

De facto, José Sócrates, primeiro-ministro e secretário-geral do PS, tornou regra de ouro no reino que a liberdade dos jornalistas tem de acabar onde começa a sua, mas entende que a sua não tem limites.

Por alguma razão, há já bastante tempo, António Barreto disse que José Sócrates “não tolera ser contrariado, nem admite que se pense de modo diferente daquele que organizou com as suas poderosas agências de intoxicação a que chama de comunicação”.

António Barreto acrescentou ainda, de forma lapidar, que “o primeiro-ministro José Sócrates é a mais séria ameaça contra a liberdade, contra autonomia das iniciativas privadas e contra a independência pessoal que Portugal conheceu nas últimas três décadas”.

Habituado a que os trabalhadores das redacções dos órgãos de comunicação social (Jornalistas são outra coisa substancialmente diferente) lhe vão comer à mão, Sócrates não consegue conviver quer com a liberdade de expressão quer com o contraditório.

É por isso que se dá bem com a sua própria sombra, bem como com outras sombras que com ele estão sempre de acordo. Sócrates prefere ser assassinado pelo elogio do que salvo pela crítica. É um direito que lhe assiste. O problema está que quer transformar o país num amontoado de acéfalos e invertebrados portadores do cartão de militante do PS.

Na entrevista à RTP1, transmitida ontem à noite, José Sócrates referiu-se ao telejornal das 20 horas de sexta-feira da TVI, apresentado por Manuela Moura Guedes, como sendo "travestido" e feito "de ódio e perseguição".

"Aquilo não é um telejornal, é uma caça ao homem", afirmou José Sócrates.

O azedume do primeiro-ministro reflecte igualmente a frustração que deve sentir por não ter conseguido, embora tenha tentado e continue a tentar, transformar muitos jornalistas nos tais acéfalos e invertebrados ao serviço (bem pago) da sua causa.

Aliás, se este PS voltar a ganhar as eleições, o certo é que acabem todos aqueles que teimam em ser Jornalistas. Se numa legislatura Sócrates fez o que fez, em duas será o fim da liberdade e da diversidade de opiniões.

O Governo de José Sócrates conseguiu numa só legislatura e sem grande esforço (em muitos casos apenas por um prato de lentilhas), fazer de grande parte da “imprensa o tapete do poder”.

O Governo de José Sócrates conseguiu numa só legislatura e sem grande esforço (em muitos casos apenas por um prato de lentilhas), transformar jornalistas em “criados de luxo do poder vigente".

O Governo de José Sócrates conseguiu numa só legislatura e sem grande esforço (em muitos casos apenas por um prato de lentilhas) vender o acessório e demitir o essencial, vender o socialismo e demitir o realismo, vender a embalagem vazia.

O Governo de José Sócrates conseguiu numa só legislatura e sem grande esforço (em muitos casos apenas por um prato de lentilhas), convencer os mais cépticos de que mais vale ser um propagandista da banha da cobra do PS, mas de barriga cheia, do que um ilustre Jornalista com ela vazia.

O Governo de José Sócrates conseguiu numa só legislatura e sem grande esforço (em muitos casos apenas por um prato de lentilhas), convencer os jornalistas que devem pensar apenas com a cabeça... do chefe (socialista, obviamente).

O Governo de José Sócrates conseguiu numa só legislatura e sem grande esforço (em muitos casos apenas por um prato de lentilhas), mostrar aos Jornalistas que ter um cartão do PS é mais do que meio caminho andado para ser chefe, director ou até administrador.

3 comentários:

Unknown disse...

Amigo Orlando, subscrevo inteiramente este comentário. Infelizmente este país confronta-se com situações de autêntica ditadura, sobretudo e muito principalmente com incidência no Jornalismo e no trabalho dos Jornalistas. E curiosamente esse senhor Sócrates nem sequer tem estofo e categoria para ser ditador. Ele não é nada. Olhemos para a sua figura, olhemos para o seu discurso, olhemos para o seu passado, e ficamos de mãos vazias. Ele é apenas um chefe de posto rodeado de cipaios.É a autoridade, a arrogância e o cacetete. E nessa esfera, o Jornalismo incomoda. Assim, há que comprá-lo, manietá-lo, cegá-lo. É o preço que se paga quando se luta pela Verdade, pela Justiça e pela Decência.

ELCAlmeida disse...

Se me permites, do comentário anterior, tenho de censurá-lo. É que os chefes de posto eram broncos, talvez pouco dados à inteligência e muito à subserviência do poder (nem todos , lógico) mas não eram, em absoluto, nem idiotas nem estúpidos.
Por isso, na minha concepção, é de elementyar justiça não colocá-los no mesmo saco.
E nem tenho uma simpatia, diria mesmo nenhuma, por eles, mas...
Kdd
EA

Unknown disse...

ELCALNEIDA

Os Chefes de Posto e os Cipaios que me desculpem, não os quis denegrir nem enxovalhar no meu comentário inicial. Foi gente que cumpriu rigorosamente aquilo que lhes foi exigido e quantas vezes em circunstâncias muito complicadas. Pretendi apenas dar a imagem do quero, posso e mando, e dela não arredo pé. Apenas isso. Agora, quanto ao resto, peço-lhes desculpa por os ter envolvido na chafurdice e na estrumeira em que nos encontramos.