quinta-feira, maio 14, 2009

E do que é que Portugal precisa?

O Presidente da República portuguesa, Cavaco Silva, defendeu hoje na Turquia que Portugal precisa de diversificar o seu mercado de exportações como de “pão para a boca”, embora considere que o país está no “bom caminho” nesse campo.

Cá para mim, o que Portugal precisa como “de pão para a boca” é de mudar de políticos (e, por inerência, de governantes) e – igualmente – de alguns supostos empresários, administradores e gestores.

E o melhor é não continuar. É que, com mais alguma boa vontade, acabaria também por considerar que Portugal deveria mudar de habitantes...

No penúltimo dia da sua visita de Estado à Turquia, o Presidente lamentou que “nos últimos anos, bastantes anos, Portugal não preste a devida atenção a este mercado”.

Portugal, e Cavaco Silva sabe-o melhor do que ninguém, há muito que não presta atenção ao essencial, babando-se com o acessório. Há muito que bajula a subserviência e hostiliza a competência. Portanto...

No entanto, numa conversa com os jornalistas destinada a fazer o balanço desta viagem, e não fosse alguém (não os jornalistas, que esses não estão lá para isso) recordar o longo tempo que Cavaco Silva e o PSD foram donos e senhores do país, o Presidente da República afirmou que “Portugal tem vindo a cobrir algumas falhas” neste campo.

Sem comentários: