segunda-feira, maio 18, 2009

Huambo necessita com grande urgência
de pelo menos mais dois mil professores

O sector da educação, na província do Huambo, necessita de mais de dois mil professores para a inserção de todas as crianças no sistema de ensino.

Segundo disse hoje à Angop o chefe de secção de planeamento e estatística da Direcção Provincial de Educação, Pinto Maurício, estima-se em cerca de 100 mil as crianças fora do sistema normal de ensino, na província.

Pinto Maurício explicou que, para além dos docentes necessários, são também precisas duas mil 500 novas salas de aulas para absorver não só os alunos que se encontram fora do sistema normal de ensino mas também aqueles que ainda continuam a estudar em locais impróprios.

Pinto Maurício admitiu que os cerca de 12 mil professores controlados pela Direcção Provincial de Educação são insuficientes para satisfazer a demanda.

Lamentou que, por falta de condições de alojamento nas zonas rurais, de subsídios e outros estímulos, muitos professores têm renunciado à profissão.

Estão matriculados, no presente ano lectivo, 628 mil alunos, da iniciação ao ensino médio.

Nos 11 municípios da província são controladas 1236 escolas, das quais 455 com instalações próprias e 781 em locais emprestadas e em igrejas.

Sem comentários: