quarta-feira, maio 20, 2009

O Jornalismo segundo o dono do Alto Hama

«Norberto Hossi entrevistou recentemente o dono, senhor e barão do blogue Alto Hama (http://altohama.blogspot.com), o jornalista Orlando Castro. Dir-me-ão certamente alguns que se trata de auto-consumo pelo facto de o entrevistado ser igualmente colaborador e colunista do NL, onde é, com toda (e mais alguma) honra, dada à estampa a referida entrevista como manchete.

Bem, pode até ser. Há, neste caso, várias formas de colocar a questão. Há, para o caso em presença, plateia contra e a favor. Mas seja comor for, não é todos os dias, convenhamos, que encontramos um jornalista do gabarito do Orlando Castro. Não é todos os dias, admitamos, que nas avenidas e não menos córregos da vida nos cruzamos com um profissional como o Orlando Castro que não tem medo das palavras.

Não é todos os dias, reconheçamos, que, nos tempos que correm, temos a ventura feliz de conhecermos jornalistas que não têm medo de dizer (escrever) o que pensam por recearem ser abalroados por uma bala. Tal é, por acaso, o caso do Orlando Castro.

Posto isto, perguntar-me-ão em que é que gravitou então a conversa entre Norberto Hossi e o seu entrevistado. A resposta é simples: Jornalismo em Portugal.

O interlocutor do NL afirmou (não é a primeira vez que o faz), por exemplo, que o Jornalismo em Portugal atingiu em alguns casos um tal estado de descrédito que já ninguém se preocupa.

“Num sistema de vale tudo, pouco importa se o Jornalismo virou propaganda e apenas é mais uma linha de enchimento comercial”, disse Orlando Castro.

E não é que (na minha opinião) o entrevistado do NL tem (toda e mais alguma) razão quando diz, por outras palavras, que o Jornalismo português está na rua da amargura?

A sustentar a afirmação do Orlando Castro está, por exemplo, a notícia que segue da Agência Lusa publicada recentemente pelo “Expresso online”. Vejamos o que diz o despacho: “Lisboa, 19 Maio (Lusa) - O Conselho Superior da Magistratura alertou hoje o Parlamento que se assiste a "crimes cometidos em série, de forma mais ou menos homogénea", por "indivíduos de nacionalidade estrangeira" (…).

Indivíduos de nacionalidade estrangeira?! O que é isso? Alguém me pode dizer o que é nacionalidade estrangeira? Bem, o termo nacionalidade é, tanto quanto julgo saber, um substantivo feminino que designa um conjunto de características que distinguem uma nação, um Estado. A palavra estrangeira é um substantivo feminino que denomina uma pessoa não natural do País em que, por várias razões, se encontra.

Diante desta calinada nada mais resta dizer que o Jornalismo português está mesmo sem norte e que, como sempre, o Orlando Castro tem razão. Mais grave no meio de tudo isso é que os chamados grandes jornais portugueses têm dado mostras nos últimos tempos de que a Língua Portuguesa não lhes é familiar. Será da crise?»

Fonte: Notícias Lusófonas/Jorge Eurico
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=22513&catogory=JEurico

Sem comentários: