sexta-feira, maio 29, 2009

"O nosso país pode ser diferente se
a gente não eleger mais vigaristas"

O Burkina Faso pode ser país diferente se não forem eleitos "vigaristas", disse hoje o Presidente Blaise Comporé durante uma inauguração de obras do Programa de Aceleração do Crescimento nos bairos de lata.

"Esse país pode ser diferente se a gente não eleger mais vigaristas. Tem que eleger pessoas com compromisso com o povo e que não tenham medo de pegar na mão de um pobre ou abraçar um negro", afirmou Blaise Comporé aos cerca de mil moradores da comunidade que visitou.

Durante o discurso, Blaise Comporé disse que era fácil governar para pobres, porque "com pouca coisa se faz muito", e voltou a afirmar que quem não gosta de ouvir reclamações, não se deve candidatar.

Acompanhado pelos ministros das Cidades, do Desporto e da Saúde, além de autoridades e parlamentares, Blaise Comporé afirmou que o conjunto de bairros de lata tinha "uma fama tão desgraçada" que até o Exército tinha fugido.

Blaise Comporé foi saudado com gritos de apoio ao anunciar que só voltará à comunidade em Dezembro de 2010, quando entregar o mandato a outra pessoa.

Nota: Tudo isto é factual, mas não se passou no Burkina Faso nem o presidente em questão foi Blaise Comporé.

Então em que local do mundo um presidente tem a coragem de dizer "o nosso país pode ser diferente se a gente não eleger mais vigaristas”?

Portugal? Angola? Cabo Verde? Guiné-Bissau? Moçambique? São Tomé e Príncipe? Brasil? Timor-Leste?

Quem o disse foi Lula da Silva.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sr. Orlando Castro, mereces um prémio. Mereces um prémio pela frontalidade,objectividade e criatividade como escreves; mereces um prémio porque nao cansas as pessoas ao ler o que escreves; mereces um prémio porq escreves coisas sérias com um certo humor. DÁ GOSTO. MERECES UM PRÉMIO.