quinta-feira, maio 28, 2009

O Pinóquio do nosso (des)contentamento

A companhia alemã Theatre Titanick estreia, hoje, no Imaginarius a produção "O mundo de Pinóquio", que criou especificamente para o festival de teatro de rua que decorre em Santa Maria da Feira (Portugal), até domingo.

O espectáculo é itinerante e tem por base uma marioneta de madeira gigante, construída em Espanha mas desenhada para os artistas alemães pela companhia portuguesa Trigo Limpo - Teatro ACERT.

Uwe K÷hler, director artístico do Theatre Titanick, considera, em declarações à Lusa, que "Pinóquio é um símbolo das fantasias da infância" e espera que a sua nova produção faça recordar no púbico "as suas brincadeiras de criança e a força que esses gestos tinham".

O espectáculo vai, por isso, recriar diversos momentos das aventuras escritas pelo italiano Carlo Lorenzini, sob o pseudónimo Carlo Collodi: a passagem de Pinóquio pela igreja, o seu encontro com um general, as aulas com o professor, a conversa com as prostitutas e a sua estadia na prisão.

Uwe K÷hler revelou que haverá cenários "de fogo, um paraíso e um jardim", e adiantou que "a passagem de Pinóquio pelo centro da cidade da Feira vai contar também com algumas surpresas".

A produção envolve 18 elementos profissionais do Theatre Titanick, 12 artistas amadores recrutados no workshop que a companhia dirigiu em Santa Maria da Feira, ao longo da passada semana, e 20 técnicos dedicados exclusivamente à manipulação da marioneta gigante.

"Costumamos trazer ao Imaginarius um espectáculo que já tenhamos exibido antes e desta vez seria o «Odissey»", revelou Uwe K÷hler.

No entanto, frisou, "quando nos convidaram a criar um projecto em torno do Pinóquio, aceitámos, apesar de já só nos darem quatro semanas para fazê-lo".

"O trabalho está ser muito, muito árduo", disse Kohler, sublinhando tratar-se de "uma experiência muito especial, que nos deixa cheios de expectativas".

A companhia Theatre Titanick foi fundada em 1990 por artistas das cidades alemãs de Münster e Leipzig. Especializada em teatro ao livre vem sendo premiada pelas suas produções, que envolvem sempre objectos de grandes dimensões, efeitos especiais e temas míticos.

O Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua é uma organização da Câmara de Santa Maria da Feira, da empresa municipal Feira Viva e do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua.

Prevê mais de 60 espectáculos e exposições em diversos locais da cidade, entre hoje e domingo.

Legenda:
A imagem que ilustra este texto é de um outro Pinóquio, igualmente famoso nas ocidentais praias lusitanas a norte, embora cada vez mais a sul, de Marrocos.


Fonte: Lusa

Sem comentários: