quinta-feira, maio 14, 2009

Vila Olímpica de Angola no Huambo?
- Sim! Tecnicamente é a melhor solução

Agentes desportivos angolanos defenderam hoje a construção da vila olímpica nacional em zonas planálticas, como Huambo e Huíla, a julgar pelas características climatéricas que a região possui, ao contrário de Luanda, conforme está previsto pelo Ministério dos Desportos.

Apesar de terem enaltecido o ante-projecto, apresentado hoje durante os trabalhos referentes ao segundo dia do Conselho Superior do Desporto, apelaram ao ministério para realizar consultas públicas que visam a recolha de contribuições da sociedade civil e, em especial, dos agentes desportivos do país para enriquecimento do referido ante-projecto.

Para o presidente da Academia Olímpica Angolana, Rogério Silva, a futura vila olímpica deve ser erguida no Huambo ou na Huíla pelo facto de ser uma região de altitude e cujo clima favorece a prática desportiva.

"Fiquei bastante perplexo com a decisão do ministério em querer construir a vila olímpica em Luanda", desabafou.

Quem igualmente partilha desta opinião é o técnico de futebol Arlindo Leitão. No seu entender, a construção da vila olímpica na região planáltica seria a escolha mais acertada.

"O Huambo (e a Huíla), como todos devem saber, é a região mais alta de Angola e as vilas olímpicas por norma são erguidas em lugares como este", admitiu.

No final da apresentação do ante-projecto, os participantes no II Conselho Superior do Desporto recomendaram, por unanimidade, ao ministério da Juventude e Desportos a revisão da questão da província onde será construída a vila olímpica, assim como a separação da vila e o centro de treinamento e alto rendimento desportivo.

Em resposta, o vice-ministro dos Desportos, Albino da Conceição, que anuiu a tal recomendação, disse que nos próximos dias irá decorrer, em todas as províncias, uma campanha de recolha de opiniões para que os agentes desportivos e representantes da sociedade civil possam participar, com suas sugestões, da feitura final do projecto, antes da sua execução.

1 comentário:

Anónimo disse...

olá a todos, o meu nome é Márcio Sequeira, sou natural de malanje, e sou atleta profissional de voleibol a operar nas ligas europeias mais prestigiadas, e a minha opinião quanto á contrução de uma vila olimpica e centro de alto rendimento nas provincias do huambo ou huila, é sem sombra de dúvidas uma mais valia pra o desenvolvimento do desporto em Angola..
principalmente nas pronvincias, onde há o melhor material humano a ser explorado.
em luanda o sistema já está viciado.
já foi provado, por estudos realizados pela universidade de massachusets, nos estados unidos da america, que os atletas treinados a altitudes acima dos mil metros, desenvolvem uma maior resistencia pulmonar, por haver manos oxigénio que ao nível do mar, e quando voltam pra competir ao nível do mar tem um maior aproveitamento, e desempenho que os que treinam ao nível do mar..
pois os musculos estiveram privados de O2 durante a preparação e ao voltarem pra o nível do mar onde há mais oxigénio, os musculos deles recebem uma maior quantidade de O2 que estavam habituados, e reagem melhor, têm uma melhor preformance.
seria um sonho tornado realidade se angola pode-se ter um centro olimpico de nível mundial, ou um centro de treinamentos pra alta competição..
espero que o projecto siga adiante.
boa sorte a todos os envovidos..