sábado, junho 27, 2009

As semicríticas da candidata do PS à Câmara
Municipal do Porto e eurodeputada já eleita

A candidata do PS à Câmara do Porto e eurodeputada já eleita, Elisa Ferreira, afirmou hoje que as declarações de Rui Rio sobre o desvio de verbas comunitárias do Norte para Lisboa «visam mais a promoção da própria imagem do que servir os interesses da região».

«É um assunto recorrente, que já há dois anos e no ano passado por esta altura foi levantado pelo Dr. Rui Rio, mas o que eu gostaria de ver por parte de um líder da Junta Metropolitana do Porto era uma acção concreta no sentido de mudar esta situação, em vez de queixas e lamentos que nada adiantam», disse.

Se calhar a candidata do PS à Câmara do Porto e eurodeputada já eleita tem razão. Mas o que eu, ao contrário de Elisa Ferreira, gostava é que ela fosse só candidata ao Porto. Não jogasse em dois tabuleiros. Tivesse posto o Porto em primeiro lugar, de alma, coração e emprego.

A candidata do PS à Câmara do Porto e eurodeputada já eleita reagia a declarações do presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP) feitas sexta-feira no final de uma reunião deste órgão (ver «
Portugal é Lisboa e o resto (talvez) paisagem»). Rui Rio considerou "um verdadeiro escândalo" o desvio para Lisboa de verbas destinadas pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) às regiões de convergência, aproveitando o chamado efeito de difusão, previsto no regulamento deste instrumento.

«Grande parte das verbas destinadas ao Norte estão a ser aplicadas em Lisboa o que é absolutamente ilegal. São obras atrás de obras em Lisboa que estão a ser feitas com o dinheiro que devia ser destinado às regiões do país que apresentam um PIB per capita inferior a 75% da média europeia», frisou o também presidente da Câmara do Porto.

A candidata do PS à Câmara do Porto e eurodeputada já eleita considerou hoje que, «mais do que as queixas e lamentações, gostaria que o presidente da JMP prestasse contas sobre que acções concretas tomou para contrariar o esvaziamento do Porto».

«Seria bom que ele se sentasse com as autoridades centrais, defendendo o Porto e a sua região, em vez de se limitar a esta periódica acção de vitimização, que me parece mais vir servir o interesse próprio do que a região», afirmou a candidata do PS à Câmara do Porto e eurodeputada já eleita.

Curiosamente, a candidata do PS à Câmara do Porto e eurodeputada já eleita referiu que, em termos gerais, até está de acordo com algumas das reivindicações do seu opositor na corrida ao próximo mandato à frente da Câmara do Porto.

Sem comentários: