sexta-feira, junho 26, 2009

Centro de alto rendimento desportivo
vai ser construído na cidade da Caála

Um projecto para a construção nos próximos dois anos, na cidade da Caála, província do Huambo, de um centro de treino de alto rendimento foi apresentado hoje, nesta cidade, às autoridades do governo local e agentes desportivos.

O encontro de apresentação do projecto, que deverá arrancar nos próximos sete meses caso sejam disponibilizadas as verbas, foi orientado pelo director do gabinete do plano do Ministério da Juventude e Desportos, Paulino Ferreira, e presenciado pelo vice-governador para esfera económica e social, David Barbosa, e empresários das empresas que irão executar o referido projecto.

Avaliado em 125 milhões e 800 mil dólares, o projecto será construído pelo governo angolano, através do Ministério dos Desportos, no quadro da recuperação de infra-estruturas desportivas no país e consta do Programa de Investimentos Públicos (PIP) para este ano.

O centro de alto rendimento, segundo Sven Fikenzer, responsável da empresa (STE.P Marketing Sports), executora do projecto, irá ocupar uma área correspondente a 42 hectares, dos 100 disponíveis.

Acrescentou que o centro terá um prédio central com várias secções, incluindo um hotel de quatro estrelas com 200 quartos, restaurantes, bares e salas de lazer.

Terá ainda dois campos, sendo um com relva natural e outro com sintética para o futebol e a prática do atletismo; pavilhão multiusos com quatro mil lugares, áreas para o desporto aquático, ciclismo, entre outras modalidades desportivas praticadas no mundo.

Terá também uma área para educação física e formação de crianças com talentos em várias modalidades desportivas, com a capacidade para albergar mais de 500 jovens.

A província do Huambo, segundo o responsável, reúne condições para receber este empreendimento, a julgar pala sua localização, com 1.500 a 2000 metros de altitude e com mais de um milhão de habitantes.

O recinto trará ao país e à província do Huambo em particular “bons resultados” não só no domínio desportivo como também contribuirá para o desenvolvimento económico da região.

Com a sua conclusão criará cerca de 250 postos de trabalhos para funcionários qualificados.

Sven Fikenzer manifestou, por outro lado, a sua satisfação com a área de 100 hectares escolhida para a construção da obra, com acesso à estrada entre as cidades do Huambo e Caála, com facilidade de ter água e energia eléctrica independente.

Sem comentários: