sábado, junho 13, 2009

Chávez, Al-Assad e Hamas festejam vitória,
obviamente democrática, de Ahmadinejad

Os presidentes da Venezuela e da Síria, Hugo Chávez e Bachar al-Assad, respectivamente, felicitaram hoje o seu homólogo Mahmud Ahmadinejad pela reeleição nas eleições presidenciais iranianas de sexta-feira.

A presidência venezuelana anunciou num comunicado que Chavez telefonou a Ahmadinejad (há quem diga que tentou uma ligação via Internet mas o “Magalhães” oferecido pelo primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, terá entrado em curto-circuito), considerando que a sua vitória demonstra "o envolvimento do povo iraniano na construção de um mundo novo".

Ahmadinejad e Chávez partilham posições muito críticas em relação aos EUA e estiveram juntos pela última vez em Abril, em Teerão. Irão e Venezuela são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e reforçaram as suas relações nos últimos anos com a assinatura de umas dezenas de acordos de cooperação.

Bachar al-Assad, por seu turno, "enviou uma mensagem de felicitações ao presidente Mahmud Ahmadinejad por ocasião da sua reeleição para um segundo mandato, exprimindo os seus melhores votos ao povo irmão iraniano de mais progresso e prosperidade", informou a agência oficial síria Sana.

O presidente sírio "exprimiu a sua confiança quanto à continuação (...) do reforço das relações e da cooperação entre a Síria e o Irão, que trabalham em conjunto para a realização de uma paz justa e global na região e no mundo", adianta a agência.

O presidente cessante Ahmadinejad venceu as presidenciais à primeira volta com 62,63 por cento dos votos contra 33,75 por cento para o seu principal adversário, o antigo primeiro-ministro Mir Hossein Mussavi, segundo os resultados definitivos anunciados pelo Ministério do Interior iraniano. Mussavi protestou contra "irregularidades" nas eleições.

O movimento islamita palestiniano Hamas também felicitou Ahmadinejad pela sua reeleição, que considerou demonstrativa de "amplo apoio popular" à "política de desafio" às potências ocidentais do presidente cessante do Irão.

"Os resultados mostram também que as autoridades iranianas têm tido êxito ao apoiar e manter os interesses e esperanças do povo para o proteger das ameaças" do Ocidente, disse o porta-voz do Hamas, Fawzi Barhum, num comunicado.

O Hamas, que controla a faixa de Gaza desde Junho de 2007, manifestou esperança de que Teerão "continue a apoiar" a força do seu movimento.

Israel acusa a República Islâmica de treinar milicianos das Brigadas de Ezedin Al-Kasam, o braço armado do Hamas, e o governo do Estado hebreu interpretou a reeleição de Ahmadinejad como um "aumento da ameaça iraniana".

"Se alguma sombra de esperança havia de mudança no Irão, a reeleição de Ahmadinejad significa, antes de mais, o aumento da ameaça iraniana", disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Danny Ayalón, num comunicado.

Legenda: José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal, com o seu amigo Hugo Cháves

Sem comentários: