segunda-feira, junho 15, 2009

Cuidado com eles. Ou aderem (ao MPLA)
ou, no mínimo, vão estagir para a prisão

Está preso desde o passado dia 8, no comando Nacional da Polícia municipal da Conda, Faustino Nguli, Secretário do comité local da UNITA na Ganja, província do Kwanza-sul, alegadamente por o MPLA (no poder desde 1975) não gostar das suas actividades políticas.

No primeiro interrogatório da Polícia de Investigação Criminal, o acusado disse ter sido indagado sobre o grave crime de fazer activismo político a favor da UNITA. Depois, como mandam as regras dos donos do poder, o MPLA, acusaram-no de possuir armas.

Membros da sociedade civil e testemunhas, certamente por desconhecerem que o dono do reno é o MPLA, afirmaram estar-se perante um cenário de “chantagem” sobre os mais influentes actores políticos da oposição.

“Nós estamos a reconhecer o trabalho da UNITA que para além de coisas más que dizem sobre ela, trouxe-nos a Democracia e hoje podemos, cada um, comercializar aquilo que possui, o que nunca antes nos foi permitido”, disse um ancião que certamente será aconselhado a filiar-se no MPLA.

Manuel Pesado secretário Municipal da UNITA na Conda disse estar preocupado com a situação: “Pedimos um encontro com o Comando da Polícia para esclarecer o assunto e concluímos que o caso tem contornos políticos. O nosso companheiro está intimidado por fazer actividade política na sua área de jurisdição”.

2 comentários:

Calcinhas de Luanda disse...

Parece que o fascismo intrínseco dos portugueses também se estendeu aos angolanos. É o salazarismo no seu melhor...
Quem não é por mim , é contra mim. Mas porque raio é que eles aprenderam todos pela mesma cartilha?

Gil Gonçalves disse...

Não só os da UNITA... são todos os que não são do MPLA. Mais guerra vai vir aí, inevitavel.