quinta-feira, junho 11, 2009

Israel dá ajuda ao progresso do Huambo

O governador da província do Huambo, Albino Malungo, considerou positiva a visita do embaixador de Israel, Sagui Karni, que hoje terminou, aguardando que resulte em parcerias benéficas para o sector agro-industrial e académico.

Albino Malungo disse ao embaixador que a província está interessada em cooperar e reforçar as relações com Israel, para a troca de experiências no domínio da investigação agrária.

"Foi feliz a escolha da Faculdade de Ciências Agrárias para o encontro entre as duas partes, pois sabemos que, apesar de Israel não ter os vários recursos que nós temos, é um país reconhecido em todo mundo por ter alta tecnologia e esperamos que o Huambo beneficie disso", afirmou.

Na opinião do governador, a Faculdade de Ciências Agrárias deve ser incluída no domínio da cooperação entre Angola/Israel, para que experiências sejam transmitidas aos especialistas angolanos já formados e aos que estão em formação.

Com o administrador do município sede do Huambo, Armando Kapunda, o embaixador de Israel abordou a cooperação com o Governo angolano na construção do projecto "Aldeia Nova", no Waco-Kungo, um modelo a ser implementado também na província do Huambo.

No Huambo, o projecto "Aldeia Nova" será construído na localidade de Atuco, comuna de Chipipa, onde o terreno está já preparado aguardando apenas pelo financiamento.

Armando Kapundo considerou que com este projecto será possível criar novos empregos e realizar diversas actividades de produção e transformação de alimentos de origem vegetal e animal.

O decano da Faculdade de Ciências Agrárias, António Eduardo, considerou que esta visita abre oportunidades para aproveitar o vasto potencial de Israel na área agrícola, industrial e pecuária.

Sem comentários: