segunda-feira, junho 22, 2009

Mohamed Ialá Embaló rejeita envio
de força de paz para a Guiné-Bissau

O antigo Presidente da Guiné-Bissau, Kumba Ialá (ou Mohamed Ialá Embaló), e candidato às eleições presidenciais do próximo dia 28 disse hoje que rejeita qualquer envio de uma força de paz para o país.

Segundo disse Kumba Ialá à agência Lusa, a presença dessa força seria como “fabricar uma fraude antecipada”, pelo que – na sua opinião – as eleições para serem “livres, transparentes e justas” não podem estar sob a “presença de qualquer força militar estrangeira”.

Mandaria o bom senso que se pensasse exactamente o contrário. No entanto, Kumba Ialá reflecte em (quase) toda a extensão a realidade guineense. Ou seja, quanto pior melhor.

O candidato considerou igualmente que a presença de uma força estrangeira vai “adiar a estabilidade no país e a reconciliação nacional”. Se calhar é ao contrário, mas Kumba lá saberá a razão porque quer que as coisas sejam feitas à maneira de todos a monte e fé em Deus... ou em Alá.

«A Guiné-Bissau precisa de paz, sossego e estabilidade. A nossa vontade, na nossa política do PRS e dos meus apoiantes, é uma política de paz e estabilidade», afirmou Kumba Ialá, deposto num golpe de Estado em 2003.

«A Guiné-Bissau precisa de se reconstruir e reorganizar e abrir portas aos parceiros económicos internacionais e em primeiro lugar queremos contar com Portugal, somos unidos pela história como família», insistiu Kumba Ialá.

Não sei se isto é para levar a sério. Seja como for, Mohamed Ialá Embaló é candidato e já foi presidente...

Sem comentários: