sexta-feira, junho 19, 2009

Navegar na Internet no Huambo
é uma missão quase (im)possível

Os utilizadores de Internet na província do Huambo debatem-se com a falta de mais locais para navegar, seja para estarem mais informados sobre o que se passa no mundo, seja para fins académicos.

Actualmente existem na cidade do Huambo, capital da província, apenas seis locais públicos para que os internautas possam navegar. É um número escasso atendendo à procura. Entre 50 a 100 pessoas frequentam todos os dias os cybers mediante o pagamento de uma taxa estipulada em 100 a 200 kwanzas por hora.

O cyber da biblioteca Constantino Kamoli, pertença à Direcção Provincial da Cultura, é o de maior referência com 20 computadores conectados à Internet. Os restantes funcionam nos correios, com 12 computadores, Microform (12), biblioteca Santo Anselmo (10), Telecentro da DW (6) e seminário Baptista (4).

O município da Caála, localizado a 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, é o único, entre os 10 do interior da província, que tem em funcionamento um local de uso de Internet com 11 computadores.

Sem comentários: